Casa da Cultura

Música, cinema e uma oficina de ilustração são atividades que compõem o programa comemorativo do décimo aniversário da Casa da Cultura que decorre entre os dias 5 e 9 de outubro.  


Inaugurada a 5 de outubro de 2012, a Casa da Cultura é um dos principais polos de dinamização cultural do concelho e um espaço onde se privilegia a difusão da arte contemporânea nas suas mais variadas manifestações.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, assinala que “10 anos de Casa da Cultura de Setúbal são dez anos de conversas com escritores, 10 anos de música, 10 anos de teatro, 10 anos de artes plásticas, 10 anos de festa, 10 anos de serviço público, de participação democrática”, num equipamento que a autarquia criou para ser “um espaço de todos e para todos, onde se privilegia a difusão da arte contemporânea nas suas variadas práticas”.

As comemorações do décimo aniversário têm início no dia 5, às 15h30, com a oficina de ilustração “Cores, coisas e bicharada!”, conduzida por Irina Raimundo, no âmbito do projeto “Às páginas tantas…quantas?”.

A atividade, a realizar no Espaço João Paulo Cotrim, tem como ponto de partida uma exposição de André Letria a inaugurar no dia 1 de outubro no âmbito da Festa da Ilustração de Setúbal 2022.

A música completa o programa de 5 de outubro com dois concertos de entrada gratuita, às 17h30, no Pátio do Dimas, pelo Ensemble da Escola de Jazz da Sociedade Musical Capricho Setubalense e, às 18h30, no exterior da Casa da Cultura, por Luke Winslow King.

As comemorações prosseguem no dia 7, às 21h30, na Sala José Afonso, com a exibição da obra de Vincent Mael Cardona “Les Magnétiques”, do ciclo Filme Francês do Mês, numa sessão de entrada gratuita.

A música regressa no dia 8, às 21h30, com um concerto em que o guitarrista setubalense Renato Sousa revisita algumas das melodias mais emblemáticas da carreira de José Afonso, com arranjos influenciados por estilos como jazz, música clássica e bossa-nova.

O espetáculo, do ciclo Emergências, decorre na Sala José Afonso, com entradas a quatro euros.

O programa comemorativo encerra no dia 9 com o espetáculo musical “Meta:phor/morphosis” pelo projeto Disruption Ensemble, agendado para as 16h30, na Sala José Afonso, com entradas também a quatro euros.