"Fato Macaco" - documentário de ficção de Rui Paixão - estreia

O documentário de ficção “Fato Macaco”, gravado em vários locais de Setúbal, com principal destaque para os bairros dos Pescadores e Grito do Povo, estreou-se no dia 2 de outubro no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


O projeto, uma cocriação de Rui Paixão/Holy Clowns Dona Edite, foi rodado entre os dias 10 e 20 de maio em Setúbal no contexto da plataforma de criação artística Rota Clandestina, promovida pela Câmara Municipal e com direção artística de Renzo Barsotti.

Depois da antestreia a 17 de setembro, na Escola Básica do Viso, destinada aos moradores dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo onde Rui Paixão realizou um trabalho preparatório de investigação para ficar a conhecer dinâmicas, pessoas e associações, o documentário estreou-se numa sessão que contou com a participação do vereador da Cultura, Pedro Pina.

“Fato Macaco”, executado com financiamento e apoio da autarquia, tem como foco a recolha de testemunhos reais sobre lutas dos trabalhadores na região e atos de resistência e manifestação.

Em paralelo, assiste-se à narrativa de uma personagem ficcional com uma cabeça de boneco, interpretada por Rui Paixão, que existe misturada e confundida dentro do mundo real e reflete algumas das problemáticas associadas às condições de trabalho transversais a setores e gerações.

Ao longo de dez dias de gravação intensiva em Setúbal, entre 10 e 20 de maio, a equipa registou todos os acontecimentos sobre a integração da personagem criada por Rui Paixão neste contexto social.