Setúbal Cultura Sem Barreiras - Visitas com intérprete de língua gestual portuguesa - Mercearia Liberdade - Museu do Trabalho Michel Giacometti

A Câmara Municipal faz a apresentação pública da metodologia do futuro Plano Estratégico de Cultura de Setúbal no dia 12, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, documento em fase de recolha de contributos.


O projeto, integrado na candidatura Setúbal – Cultura Sem Barreiras, pretende responder a um conjunto de objetivos de forma a permitir, no futuro, a criação de dinâmicas culturais verdadeiramente enquadradas com as necessidades, os anseios e os gostos dos variados públicos, adequando-se às condições técnicas e estruturais existentes.

O plano, cuja elaboração é feita de forma faseada, analisa vários fatores associados à atividade cultural municipal, nomeadamente o contexto cultural de Setúbal e os impactes dos investimentos municipais na área.

As estratégias dos espaços, equipamentos e eventos culturais âncora para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos, assim como a caracterização dos públicos da cultura e a identificação de públicos potenciais são outros fatores a analisar.

O projeto tem ainda como propósito estudar o grau de satisfação sobre as dinâmicas culturais municipais para a valorização da participação cívica e fruição cultural e patrimonial.

A sessão de dia 12 de outubro, designada de “Dinâmicas Culturais de Setúbal: Contributos para a elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Setúbal 2030”, tem como objetivo promover o efetivo e consequente envolvimento e participação das comunidades e dos protagonistas do tecido cultural do território.

Posteriormente, em data a anunciar, realiza-se a Conferência Municipal de Cultura Setúbal 2022 que pretende ser um espaço aberto, democrático, paritário e descentralizado para criar as condições que proporcionem uma ampla participação social no processo de diagnóstico da conjuntura cultural do território.

Essas contribuições serão depois tidas em conta na elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal.

Este estudo resulta de uma parceria entre o Município de Setúbal e a Universidade do Minho, através do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura.