Fado

O Concurso de Fado de Setúbal de 2022, em que participam 14 candidatos, começa no dia 15 de outubro, sábado, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, com a primeira de duas semifinais.


As semifinais da 14.ª edição do concurso, nos dias 15 na Capricho Setubalense e 22 na Sociedade Musical Recreativa União Setubalense, às 21h30, apuram os seis melhores para a final, que se realiza em 29, à mesma hora, na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada.

O júri de cada semifinal e da final é composto por três jurados, sendo um representante da coletividade na qual a sessão tem lugar, outro representante da Câmara Municipal e o terceiro um artista convidado.

Para o júri da primeira semifinal o artista convidado é Raquel Faria, que em 2019 recebeu o Prémio do Público no Concurso de Fado de Setúbal, para o da segunda é Sara Margarida e para o da final, a 29 de outubro, é Deolinda de Jesus.

No fim de semana de 8 e 9 de outubro, a Casa da Cultura foi palco das audições de pré-seleção dos concorrentes, para se determinar quantos dos 22 inscritos eram admitidos a participar nas semifinais.

Entre os inscritos para o concurso contavam-se dois fadistas de Setúbal, uma espanhola residente em Cádis e um cidadão dos Estados Unidos da América, originário do estado de Nova Iorque, mas residente em Lisboa, bem como representantes do Algarve, nomeadamente provenientes de Albufeira e Vila Real de Santo António.

Na primeira semifinal competem Ana Amélia Santos (58 anos, Lisboa), Carla Alves (46, Amadora), Franklin do Carmo Sá (68, Évora), Joana Alves (25, Amadora), Manuel Carvalho (72, Algés, Oeiras), Ryan Green (42, Lisboa) e Ruben Rodrigues (24, Setúbal).

Na segunda, os três lugares na final são decididos entre Cristina Picado (36 anos, Baixa da Banheira, Moita), Edite Barradas (68, Lisboa), Inês Mariano (30, Almada), Maria Francisca de Noronha (42, Lisboa), Nádia Catarro (28, Vila Real de Santo António), Pedro Salgado (60, Algueirão-Mem Martins, Sintra) e Vítor Costa (73, Sintra).

Para a semifinal a realizar no dia 15 na Sociedade Musical Capricho Setubalense, o valor de entrada para o público é de cinco euros, e inclui uma bebida (água, copo de vinho ou sumo ou imperial), podendo as reservas ser feitas pelo endereço capricho.setubalense@gmail.com ou pelo telefone 265 522 327, nos dias úteis entre as 17h00 às 20h00 e no sábado das 10h00 às 13h00.

Os valores de entrada e contactos para a segunda semifinal e para a final são divulgados em breve.