Presidente da Câmara, André Martins, discursa na sessão de boas-vindas aos participantes no EXIB Música 2022.

O reconhecimento de Setúbal no país e no estrangeiro pela qualidade da organização do EXIB Música, mostra de projetos ibero-americanos a decorrer na cidade entre 13 e 15 de outubro, foi destacado manhã do dia da abertura pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins.


Numa sessão de boas-vindas a participantes no certame realizada nas instalações do Inatel, o autarca frisou que “a continuidade do EXIB Música em Setúbal é o reconhecimento do sucesso das edições anteriores”.

O presidente do município sublinhou ter “algum orgulho e sentimento de dever cumprido” ao constatar que, “uma vez mais, Setúbal vê reconhecida a sua valia no panorama nacional e internacional e vê reconhecida a aposta decisiva que a autarquia tem feito na área da Cultura”.

André Martins, dirigindo-se à plateia que estava prestes a participar no II Congresso Música e a Cidade, realçou que o evento, agora na oitava edição e a realizar-se pela quarta vez em Setúbal, “envolve centenas de participantes de vários países”, que nos dão música e ritmos que nos são “próximos e que se misturam no enorme oceano de influências”.

O congresso, de entrada livre e a decorrer em 13 de outubro no Espaço Inatel e em 14 na Casa da Cultura, conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e tem como objetivo identificar as chaves gerais que desencadeiam o desenvolvimento das indústrias criativas ligadas à música nas cidades.

A diretora da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ana Paula Laborinho, sublinhou o facto de o congresso, mas também a própria mostra EXIB Música representar “um momento importante na circulação da música independente”.

A dirigente considera que o evento significa “uma grande oportunidade para que os artistas possam circular pela Europa a partir de Setúbal”, salientando ainda que “a música ibero-americana é, de facto, uma música de futuro, que junta comunidades”.

A diretora executiva do EXIB Música, Adriana Pedret, destacou a importância que o congresso representou na comunidade artística musical ibero-americana, uma iniciativa que, por sinal, teve início numa edição da mostra em Setúbal, mais precisamente em 2019, a primeira na cidade.

“É difícil transmitir-vos o enorme impacte que o congresso teve e a importância que este encontro representa para a projeção de artistas e da própria música ibero-americana”, frisou, realçando que o simpósio dedica um olhar atento à “relação transformadora que existe entre a música e as cidades”.

Além do II Congresso Música e Cidade, o EXIB Música, que tem como pedra basilar a aproximação e músicos e profissionais ibero-americanos da indústria musical com o objetivo de potenciar trocas de experiências e redes de contactos, inclui também um cartaz de vários concertos a realizar em diferentes locais da cidade.

O programa completo do EXIB Música 2022 pode ser consultado em www.mun-setubal.pt ou em www.exibproject.org/exibmusica2022.