Visitas a navios na Semana do Mar começaram com o veleiro norueguês Sørlandet.

O veleiro norueguês Sørlandet começou a ser visitado em 18 de outubro por alunos de escolas e por público em geral, no âmbito da Semana do Mar 2022, um dia depois de ter atracado no molhe exterior do Cais 2 de Setúbal.


Construído na Noruega em 1927, o Sørlandet é o campus de uma das mais singulares escolas secundárias do mundo, a A+ World Academy, que educa e treina os seus estudantes enquanto viajam a bordo do mais antigo tal ship totalmente manipulado do mundo em atividade, tocando uma dúzia e meia de portos de nove países e três continentes ao longo de dez meses.

Setúbal era a segunda paragem na viagem e, durante a navegação a partir de St. Malo (França), a tripulação soube que a Semana do Mar ia decorrer enquanto o Sørlandet estava acostado na cidade, solicitando a sua inclusão no evento organizado pela Câmara Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Aporvela e Marinha Portuguesa, que decorre de 17 a 23 de outubro.

Depois de ter zarpado do porto norueguês de Kristiansand e ter passado por St. Malo, o navio norueguês chegou a Setúbal em 17 de outubro, onde vai permanecer até dia 23, navegando então para Cartagena (Espanha).

Segue de seguida para o Funchal, Las Palmas (Espanha), Mindelo (Cabo Verde), St. George (Granada), Bequia (São Vicente e Granadinas), Marigot (São Martinho, França), San Juan (Porto Rico), St. George (Bermuda), Açores, Scheveningen (Holanda) e dois portos-surpresa, antes de regressar a Kristiansand, onde tem a chegada prevista para 3 de junho.

A Semana do Mar, centrada na zona ribeirinha de Setúbal, contempla um conjunto de atividades, como visitas a navios, batismos de mar, passeios no rio e experiências em simuladores de navegação.

Além do Sorlandet, entre 20 e 22 de outubro, sempre na zona ribeirinha, no Cais 2, e com entrada gratuita, também estão abertos a visitas escolares e do público em geral o NRP Sagres, que regressa diretamente de uma viagem ao Brasil, o Santa Maria Manuela, um ex-bacalhoeiro da Frota Branca, e a caravela Vera Cruz.

A Semana do Mar começou a 17 de outubro com a conferência “Visão para o desenvolvimento sustentável do porto e cidade de Setúbal”, no Fórum Municipal Luísa Todi, tendo o mesmo espaço acolhido à noite um concerto pela Banda da Armada, numa parceria com a Marinha Portuguesa.

O derradeiro dia do evento, 23 de outubro, um domingo, fica marcado pela largada do NRP Sagres e da Caravela Vera Cruz, que zarpam às 11h00 do Cais 2 e do molhe exterior.

Programa completo da Semana do Mar 2022 pode ser consultado aqui.

 

Documentos Relacionados