Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Setúbal

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, afirmou no dia 19, no aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, que a corporação é um importante agente de proteção civil do concelho, razão que levou a autarquia a aumentar o apoio à AHBVS.


A Câmara Municipal e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal (AHBVS) têm em vigor um protocolo para o funcionamento de um posto de trabalho no Centro Municipal de Operações de Socorro e outro para apoio a atividades de proteção civil e atividade operacional de proteção e socorro na freguesia de Azeitão, tendo os respetivos valores sido aumentados em julho, com efeito retroativo a janeiro de 2022.

O valor do primeiro protocolo passou então de 7.476 para 10.200 euros mensais e o do segundo de 20.000 para 27.300, pelo que, como referiu o presidente da Câmara, os serviços prestados pela AHBVS ao abrigo destes acordos são “apoiados com verbas no montante global de 450 mil euros”, um esforço financeiro que considerou “apreciável”, mas “absolutamente necessário para assegurar a qualidade do socorro” no concelho.

Depois de recordar que o Município investe ainda entre 4,5 e seis milhões de euros anuais na sua Companhia de Bombeiros Sapadores, para “garantir a operacionalidade e prontidão” e a “permanente modernização do equipamento”, o autarca considerou que “o socorro está garantido e bem garantido em Setúbal por este conjunto de homens e mulheres que prestam serviço” nos bombeiros.

“No que nos diz respeito, tudo continuaremos a fazer para que os bombeiros voluntários de Setúbal e a associação que os detém possam continuar a cumprir a sua missão de prestar socorro às nossas populações com o máximo de qualidade. Este é caminho que temos feito e do qual não nos desviaremos”, afirmou.

No dia do 139.º aniversário da AHBVS, a mais antiga associação de bombeiros do distrito de Setúbal, o presidente da Câmara aproveitou ainda para saudar os respetivos bombeiros, que, como sublinhou, demonstram “elevado sentido cívico e altruísmo só ao alcance dos que estão sempre dispostos a dar a mão aos outros”.

André Martins manifestou confiança nos bombeiros de Setúbal, tanto voluntários como profissionais, e salientou o “aprofundamento” das relações entre a AHBVS e a Câmara Municipal, “que resulta de uma visão integrada do que deve ser a proteção e o socorro” no território, “valorizando todos os agentes de proteção civil”, os quais estavam representados na cerimónia.

Após sublinhar que os Bombeiros Voluntários de Setúbal são “um dos mais importantes e qualificados agentes de proteção civil” no concelho de Setúbal, com forças compostas por um “significativo número de bombeiros profissionais dotados da necessária e qualificada formação para desempenhar as missões de proteção e socorro que lhes são atribuídas”, André Martins recordou o combate ao incêndio de julho em Palmela.

A resposta operacional ao incêndio, “ao impedir que o fogo ganhasse novas proporções” no concelho de Setúbal e “no auxílio ativo no combate às chamas”, foi, de acordo com o autarca, a “melhor evidência” da “prontidão e qualidade” dos bombeiros sapadores e dos bombeiros voluntários de Setúbal. “Temos, nos nossos sapadores e nos nossos voluntários, duas forças de bombeiros de que nos orgulhamos”, garantiu.

Durante a cerimónia, o presidente da direção da AHBVS, Sérgio Varela, empossou José Henrique Marinho dos Santos como comandante do corpo de Bombeiros Voluntários de Setúbal e Nélio António Pacheco Condeço como segundo comandante, sublinhando que a escolha de um comando é “uma responsabilidade acrescida na gestão do bem mais precioso de qualquer organização – as pessoas que dela fazem parte”.

Segundo Sérgio Varela, presidente da AHBVS desde 30 de junho, “uma equipa faz um líder forte e um líder forte promove o constante desenvolvimento e motivação da equipa”, só assim sendo possível “promover, de forma contínua e profissional, os serviços junto da população setubalense e azeitonense”.

Depois de considerar que “é nos mares mais revoltos que se fazem os melhores marinheiros”, o comandante José Henrique dos Santos disse que a AHBVS tem tido, “no decorrer dos anos, a vontade, a determinação, a capacidade de liderança e o caráter necessários”, agradeceu aos homens e mulheres do corpo de bombeiros e garantiu a manutenção, “de forma inquestionável”, da “vontade de fazer cada vez mais e melhor”.

Em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, o comandante Clemente Mitra, apontou o aumento dos combustíveis e do gás, mas também do próprio salário mínimo nacional em 2023, “que é importante e pouco, se calhar”, para referir que se avizinham “tempos muito difíceis” para as associações de bombeiros.

“Algumas das preocupações da Liga dos Bombeiros Portugueses têm a ver com a sustentabilidade financeira das associações humanitárias e, sinceramente, o pano de fundo é negro”. admitiu.