Vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, visitou escolas básicas de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia, Luís Custódio, e pelo diretor do agrupamento de escolas Luísa Todi, António Baptista.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, visitou em 21 de outubro as três escolas básicas da freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, inteirando-se das obras realizadas no verão e do modo como estão a funcionar os refeitórios e as novas salas.


Acompanhada do presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, a autarca, que tem o pelouro da Educação, esteve nas escolas básicas de Gâmbia, que este ano recebeu uma nova sala de pré-escolar, do Montinho da Cotovia e do Alto da Guerra.

No âmbito da transferência de competências do município para a junta, “na interrupção do ano letivo foi feita uma série de melhoramentos, até de uma grande monta ao nível desta freguesia, que incluiu todas as pinturas exteriores e outros melhoramentos”, salientou a Carla Guerreiro.

A autarca, acompanhada ainda pelo diretor do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, António Baptista, afirmou que “este é um trabalho inacabado”, porque “há sempre questões por resolver nas escolas”.

Por isso, também se pretendeu “perceber como estão a funcionar os refeitórios e as novas salas”, sendo que as preocupações apresentadas são relativas a “coisas que acontecem todos os dias em equipamentos que têm uma utilização muito grande”, como uma máquina de lavar louça avariada.

“É uma área a que temos de dar sempre uma grande atenção, tendo em conta o número de utilizadores que temos, que são as nossas crianças. Depois, são tudo coisas resolúveis, são melhoramentos que a comunidade educativa quer sempre fazer, porque também quer o melhor para os seus alunos”, concluiu a vice-presidente do município.

O presidente da junta, Luís Custódio, recordou que na interrupção letiva do verão as três escolas da freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra registaram “uma manutenção grande”, nomeadamente com pintura exterior, lavagem de telhados e reparação das vedações.

“Na Escola de Gâmbia foi também colocado um ponto de água e instalada uma bancada em inox na nova sala de pré-escolar”, referiu, adiantando que o relvado sintético e o parque infantil também foram objeto de manutenção.

“Pode considerar-se que as escolas estão em muito boas condições, embora existam algumas questões que têm de ser vistas, sobretudo com a Escola do Montinho, até porque aquela zona está a perder crianças, e com a Escola do Alto da Guerra, que está muito sobrelotada e há a necessidade de no futuro criar um novo equipamento escolar para aquela zona da freguesia”, sublinhou.

Embora tenha admitido que necessitem “sempre de algumas pequenas melhorias”, Luís Custódio garantiu que as escolas “estão em perfeitas condições para funcionar”, depois de um verão em que a junta de freguesia fez “um grande investimento” na reparação e manutenção.

“Deve rondar os 40 mil euros, mais de o dobro daquilo que recebemos para a manutenção e reparação do parque escolar”, sublinhou.