Semana do Mar - partida dos navios

Visitas a navios emblemáticos, batismos de mar e passeios a bordo de embarcações tradicionais e marítimo-turísticas centraram atenções na zona ribeirinha de Setúbal entre os dias 17 e 23 de outubro, em mais uma edição da Semana do Mar.


Apesar das condições climatéricas adversas, o evento organizado pela Câmara Municipal, pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, pela Aporvela e pela Marinha Portuguesa, atraiu milhares de pessoas, sobretudo pela oportunidade de visitar o NRP Sagres, a caravela Vera Cruz, o navio-escola norueguês Sørlandet e o Santa Maria Manuela, um ex-bacalhoeiro da Frota Branca.

Os quatro navios estiveram atracados no Cais 2 do Porto de Setúbal, onde decorreram também as iniciativas “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, com gastronomia aliada a animação musical, “Gastronomia: Sabores da Pesca”, organizado com a Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal, e os showcookings “Espécies Improváveis da Costa de Setúbal” e Degustação de Vinhos & Saladas de Bivalves”, o primeiro em parceria com a Docapesca e o segundo com a Bivalmar.

Batismos de mar em lancha de fiscalização rápida e experiências em simuladores de navegação em parceria com a Marinha Portuguesa foram outras atividades em destaque na Semana do Mar, que começou a 17 de outubro com a conferência “Visão para o desenvolvimento sustentável do porto e cidade de Setúbal”, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O dia de abertura contou, igualmente, com um concerto pela Banda da Armada, no mesmo espaço, numa parceria com a Marinha Portuguesa.

O último dia do evento, domingo, 23, ficou marcado pela largada do NRP Sagres, da Caravela Vera Cruz e do Sørlandet, que se despediram de Setúbal na parte da manhã, e pelo Rally-Cruzeiro Setúbal-Lisboa, resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Cruzeiros e a Aporvela.

Visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida e aos terminais de carga do Porto de Setúbal, e as exposições “Este Mar é Especial”, dedicada ao Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, e “Artes da Pesca – Recordar o Passado com os Olhos no Futuro”, ambas patentes no Cais 2, foram outras iniciativas da Semana do Mar.

 

Documentos Relacionados