Saramago

Uma placa vai ser colocada em 16 de novembro junto de uma oliveira que homenageia José Saramago, na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, no dia em que se completam 100 anos sobre o nascimento do Prémio Nobel da Literatura.


A placa, que contém uma frase retirada de “Memorial do Convento”, uma obra de referência da literatura portuguesa, vai ser colocada às 11h00 junto da oliveira plantada a 18 de junho na placa central da avenida, em frente ao Mercado do Livramento, numa iniciativa do Teatro Estúdio Fontenova, com a colaboração da Câmara Municipal, no dia em que passaram 12 anos sobre a morte de José Saramago, ocorrida em 2010, com 87 anos.

O dia do centenário do nascimento do escritor vai ainda ser assinalado em Setúbal com a apresentação de três peças de teatro – “Quem Quer Ser Saramago”, pela Andante Associação Artística, inserida no ciclo “Não Tenhamos Pressa, mas não Percamos Tempo”, da Trimagisto, “À Boca Fechada”, pelo TAS – Teatro de Animação de Setúbal, e “Caim ou a Divina Cegueira”, pelo Teatro Estúdio Fontenova.

Dedicada ao público escolar, “Quem Quer Ser Saramago” sobe duas vezes ao palco na Escola Secundária Sebastião da Gama, às 10h05 e às 14h50, enquanto “Caim ou a Divina Cegueira” é apresentada às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, e “À Boca Fechada”, a partir das 21h30, no Teatro de Bolso.

A peça “Quem Quer Ser Saramago” é apontada como sendo “uma viagem contra a crueldade, a humilhação e a mentira, guiada pela ‘Voz’ e pela obra do único Nobel da Literatura em língua portuguesa, com destino a um mundo mais digno, justo e verdadeiro”.

“Caim ou a Divina Cegueira”, peça em estreia nacional, parte do livro “Caim”, no qual José Saramago “narra com ironia e sarcasmo uma versão crítica dos episódios do Antigo Testamento”, apresentando Caim, “o primeiro dos assassinos”, a questionar “o dogma religioso que tudo justifica” e a confrontar “o Deus bíblico ancestral, negligente e impiedoso”.

Em “À Boca Fechada”, o TAS parte de um conjunto de poemas e excertos de crónicas e de ficção do Nobel da Literatura para fazer uma “viagem de descobridor’ pelo mundo do homem e do escritor José Saramago”.

Nascido em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998 e do Prémio Camões em 1995 é ao longo deste ano alvo de uma homenagem a nível nacional por ocasião do centenário do seu nascimento, sendo as comemorações em Setúbal resultado de uma parceria entre a Fundação Saramago e a Câmara Municipal.

Em Setúbal, o programa das comemorações inclui exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade.