Visitas do Executivo Municipal às escolas | Escola Básica do Viso

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, garantiu a 14 de novembro que a autarquia está a desenvolver esforços para acabar com os regimes duplos que subsistem em algumas escolas do concelho.


Carla Guerreiro, que detém o pelouro da Educação, visitou quatro estabelecimentos de ensino do território da União das Freguesias de Setúbal, acompanhada do presidente da junta, Rui Canas, no âmbito de um périplo que a Câmara Municipal está a promover, desde o início do ano letivo, por todas as escolas do concelho.

De manhã, foram visitados os três estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, ou seja, a Escola Lima de Freitas e também as escolas básicas do Viso e do Casal das Figueiras, estas duas ainda a funcionar em regime duplo.

“É necessário pensar-se na ampliação de instalações e numa solução para novas salas, porque, ao contrário de outros concelhos, o nosso não tem registado decréscimo de crianças. A autarquia vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para acabar com estes regimes duplos que ainda subsistem”, garantiu a vice-presidente Carla Guerreiro.

Já na Escola Lima de Freitas foram identificadas questões relacionadas com as novas competências da autarquia quanto ao fornecimento de refeições e à gestão dos assistentes operacionais.

No período da tarde, o périplo passou pela Escola Básica do Montalvão – Laranjeiras onde foram identificadas necessidades de pequenas intervenções relacionadas com o aumento das atividades realizadas nas escolas.

“Hoje as crianças passam todo o dia na escola a tempo inteiro e os equipamentos têm de acompanhar esta realidade. Por isso, são solicitadas algumas melhorias e soluções para as salas de forma a dar resposta ao aumento do número de crianças e de atividades.”

As autarquias prepararam o arranque do ano letivo com um conjunto de intervenções nas escolas do concelho durante a pausa letiva de verão, mas “todos os dias são feitas pequenas manutenções e reparações, porque são edifícios com uma intensa utilização”, sublinhou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

O autarca destacou que a junta vai regularmente aos nove estabelecimentos de 1.º ciclo do ensino básico e quatro jardins de infância da freguesia “conhecer os seus problemas e fazer manutenção” com uma equipa que está dedicada apenas a este serviço.

“Procuramos adaptar as escolas às necessidades atuais da educação e procuramos soluções criativas dentro do espaço e das limitações que existem para que a comunidade educativa possa trabalhar nas melhores condições”, concluiu.