Natal em Setúbal 2022 - Chegada do Pai Natal

O espírito natalício invadiu Setúbal na tarde de 19 de novembro com a chegada do Pai Natal, a abertura do Mercado e da Feira de Natal e a ligação da iluminação natalícia que embeleza vários locais da cidade. 


As ruas da cidade encheram-se de gente para assistir aos vários eventos que marcaram o arranque do programa Natal em Setúbal 2022, a decorrer até 8 de janeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, visitou os vários espaços de animação da Baixa, e destacou a importância do investimento realizado pela Câmara Municipal nas comemorações natalícias como forma de “apoiar a dinamização do comércio local para que este possa desenvolver melhor a sua atividade. Está muita gente na rua o que até dificultou este percurso que fizemos no Mercado de Natal. Isto quer dizer que estamos a corresponder às expetativas das pessoas e espero que ao longo destes 50 dias tenhamos aqui sempre uma boa concentração de pessoas.”

A autarquia pretende, igualmente, “criar todas as condições para o convívio e animação das pessoas e promover o retomar da vida à normalidade” após dois anos de restrições devido à pandemia.

“A Câmara Municipal está atenta à necessidade que as pessoas têm de retomar a vida. Do ponto de vista psicológico isto também é muito importante e nós queremos ter um concelho em que as pessoas estejam animadas. Por isso, este investimento municipal também é nesse sentido.”

A chegada do Pai Natal à cidade marcou a abertura oficial do programa Natal em Setúbal 2022, a decorrer até 8 de janeiro repleto de animação nas ruas e eventos culturais e de lazer para toda a família.

O Pai Natal “aterrou” no Largo da Misericórdia, acompanhado de um espetáculo repleto de música e artes circenses pela XPTO Companhia de Artes Performativas que divertiu miúdos e graúdos.

Um carrossel gigante de trenós, duendes e guardiãs que transportam magia espalharam alegria num desfile itinerante pelas ruas da cidade, com passagem pela Praça de Bocage e fim na placa central da Avenida Luísa Todi, onde funciona o Mercado de Natal.

Produtos regionais e artesanato, incluindo gastronomia, peças de vestuário e bijutaria, podem ser encontrados nas três dezenas de stands que fazem parte deste mercado natalício, no qual também está a Casinha do Pai Natal, onde é possível tirar fotografias numa moldura natalícia, e um presépio.

O mercado funciona todos os dias entre as 10h00 e as 19h00, com exceção dos dias de Natal e de Ano Novo, nos quais está encerrado, e nas respetivas vésperas, quando funciona entre as 10h00 e as 13h00.

O acender das luzes natalícias às 17h00 foi outro destaque. Vários pontos da cidade iluminaram-se, incluindo as ruas do centro histórico e da Baixa comercial e alguns edifícios públicos, com a particularidade de todas as iluminações serem integralmente compostas por lâmpadas LED de baixo consumo energético.

Um dos pontos que despertou maior interesse e foi cenário para a captação de várias fotografias foi um túnel de luz instalado na Praça de Bocage, entre a estátua e a fonte.

À iluminação juntam-se as decorações natalícias, com destaque para o edifício dos Paços do Concelho que abriu portas este sábado, e só durante a tarde passaram por aquele espaço mais de 700 pessoas.

A decoração, da autoria de Inês Duarte, da Florista Onda de Flores, aposta no regresso às tradições com um presépio e um espaço dedicado ao Pai Natal com um marco de correio no qual as crianças podem depositar as cartas com os desejos para este Natal.

Os Paços do Concelho estão de Portas Abertas de segunda a sexta-feira das 09h00 às 20h00 e aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 19h30.

No Largo José Afonso, a Feira de Natal, que também abriu na tarde de sábado, conta com vários equipamentos de diversão para toda a família, incluindo uma pista de gelo para crianças com piso sintético, tendo em conta a preocupação com a poupança energética.

Há ainda uma zona de alimentação e outra de exposição de artesanato e produtos regionais.

A Feira de Natal pode ser visitada também até ao dia 8 de janeiro, de segunda a quinta-feira entre as 15h00 e as 22h30 e de sexta-feira a domingo com o horário alargado até às 24h00.

A animação não vai faltar no Natal em Setúbal 2022 aos sábados, domingos e feriados, nas ruas ou em espaços públicos, como o Mercado do Livramento e a Praça de Bocage, com a música da Charanga das Fresquinhas, da ESTuna e da Real Trovantuna do Instituto Politécnico de Setúbal, da Dixit Band, do Conservatório Regional de Setúbal, das bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Sociedade Musical Filarmónica Providência, do Coral Infantil de Setúbal ou da Orquestra Típica e Cantares de Azeitão.

Animação itinerante de artes performativas, espetáculos de dança, de teatro – pelo Teatro de Animação de Setúbal (TAS) e do Teatro Oficina Multi Artes (TOMA) –, de magia e de ventriloquia infantil, pinturas faciais e modelagem de balões e coreografias infantis também fazem parte do programa natalício.

Ao longo do programa Natal em Setúbal 2022, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Cinema Charlot – Auditório Municipal, a Igreja do Convento de Jesus e a Casa da Cultura apresentam uma programação especial natalícia, enquanto espaços municipais como a Casa da Baía, o Moinho de Maré da Mourisca, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Biblioteca Pública Municipal e a Casa do Largo também têm iniciativas dedicadas à quadra.

Entre outras iniciativas, na Casa da Baía tem lugar um Mercadinho de Natal do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, em 3 e 4 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, enquanto no Moinho de Maré da Mourisca vai haver um Mercadinho de Natal com produtos regionais e artesanato nos dias 8 e 11, entre as 10h00 e as 17h00.

O programa cultural encerra às 18h00 de 6 de janeiro, quando os grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” cantarem as Janeiras nos Paços do Concelho.

 

Documentos Relacionados