Natal em Setúbal 2022 - Chegada do Pai Natal

O espírito natalício está à solta nas ruas da cidade com o programa “Natal em Setúbal 2022” a proporcionar vários momentos de animação para as famílias que reforçam o pulsar cultural citadino em diferentes locais do espaço público.


A animação, aos sábados, domingos e feriados, está nas ruas ou em espaços públicos, como o Mercado do Livramento e a Praça de Bocage, com a música da Charanga das Fresquinhas, da ESTuna e da Real Trovantuna do Instituto Politécnico de Setúbal, da Dixit Band, do Conservatório Regional de Setúbal, das bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Sociedade Musical Filarmónica Providência, do Coral Infantil de Setúbal ou da Orquestra Típica e Cantares de Azeitão.

Animação itinerante de artes performativas, espetáculos de dança, de teatro – pelo Teatro de Animação de Setúbal (TAS) e do Teatro Oficina Multi Artes (TOMA) –, de magia e de ventriloquia infantil, pinturas faciais e modelagem de balões e coreografias infantis também fazem parte do programa natalício.

Um dos destaques deste programa está no Mercado de Natal, instalado na placa central da Avenida Luísa Todi, com produtos regionais e artesanato, incluindo gastronomia, peças de vestuário e bijutaria, em três dezenas de stands que integram este mercado natalício, no qual também está a Casinha do Pai Natal, onde é possível tirar fotografias numa moldura natalícia, e um presépio.

O mercado funciona todos os dias entre as 10h00 e as 19h00, com exceção dos dias de Natal e de Ano Novo, nos quais está encerrado, e nas respetivas vésperas, quando funciona entre as 10h00 e as 13h00.

Já no Largo José Afonso está a funcionar uma Feira de Natal, com vários equipamentos de diversão para toda a família, incluindo uma pista de gelo para crianças com piso sintético, tendo em conta a preocupação com a poupança energética.

Há ainda uma zona de alimentação e outra de exposição de artesanato e produtos regionais.

A Feira de Natal pode ser visitada também até ao dia 8 de janeiro, de segunda a quinta-feira entre as 15h00 e as 22h30 e de sexta-feira a domingo com o horário alargado até às 24h00.

A iluminação natalícia está em vários pontos da cidade, incluindo as ruas do centro histórico e da Baixa comercial e alguns edifícios públicos, com a particularidade de todas as iluminações serem integralmente compostas por lâmpadas LED de baixo consumo energético.

Um dos pontos que desperta maior interesse é um túnel de luz instalado na Praça de Bocage, entre a estátua e a fonte, muito solicitado para a captação de instantâneos para mais tarde recordar.

À iluminação juntam-se as decorações natalícias, com destaque para o edifício dos Paços do Concelho que estão de portas abertas a visitas de segunda a sexta-feira das 09h00 às 20h00 e aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 19h30.

A decoração, da autoria de Inês Duarte, da Florista Onda de Flores, aposta no regresso às tradições com um presépio e um espaço dedicado ao Pai Natal com um marco de correio no qual as crianças podem depositar as cartas com os desejos para este Natal.

Ao longo do programa Natal em Setúbal 2022, a decorrer até 8 de janeiro, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Cinema Charlot – Auditório Municipal, a Igreja do Convento de Jesus e a Casa da Cultura apresentam uma programação especial natalícia, enquanto espaços municipais como a Casa da Baía, o Moinho de Maré da Mourisca, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Biblioteca Pública Municipal e a Casa do Largo também têm iniciativas dedicadas à quadra.

Entre outras iniciativas, na Casa da Baía tem lugar um Mercadinho de Natal do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, em 3 e 4 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, enquanto no Moinho de Maré da Mourisca vai haver um Mercadinho de Natal com produtos regionais e artesanato nos dias 8 e 11, entre as 10h00 e as 17h00.

O programa cultural encerra às 18h00 de 6 de janeiro, quando os grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” cantarem as Janeiras nos Paços do Concelho.

 

Documentos Relacionados