autocarro | Carris Metropolitana

O Passe Navegante Municipal de Setúbal, válido para as deslocações nos transportes públicos coletivos de passageiros no concelho, tem um desconto automático de 10 euros em 2023, concedido pela Câmara Municipal, de acordo com proposta aprovada no dia 21 em reunião pública.


O desconto no valor mensal em todas as modalidades do Passe Navegante Municipal é feito, a partir do próximo dia 26 de dezembro, no momento da aquisição, ficando o título, até 31 de dezembro de 2023, com o custo de 20 euros, ao invés dos atuais 30 euros.

A redução tarifária do passe é formalizada através da celebração de um acordo entre o município, a AML – Área Metropolitana de Lisboa e a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, aprovado ontem em reunião de câmara.

Este apoio, concedido pela Câmara Municipal de Setúbal, integra-se num pacote de medidas extraordinárias municipais, aprovado para 2023, destinado a ajudar as famílias, instituições e empresas do território a suportarem a crise económica e social motivada pela subida da inflação e das taxas de juro.

A autarquia assegura o financiamento do impacte da redução do preço do passe, “mediante a entrega à TML, enquanto autoridade de transportes metropolitana, do montante das contrapartidas financeiras devidas pelo município aos titulares das receitas tarifárias dos títulos”.

Compete, em contrapartida, à TML e ao Estado transmitir aos respetivos operadores de transportes – Carris Metropolitana, CP e Fertagus – todas as instruções legalmente necessárias à implementação da redução tarifária concretizada pelo município de Setúbal.

A TML deve ainda “prosseguir esforços no sentido de que todos os títulos válidos nos operadores de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa, incluindo aqueles que têm bonificações ou isenções tarifárias, possam ser disponibilizados ao público em meios eletrónicos e na totalidade da rede de vendas”.