Exposição bibliográfica sobre a escritora inglesa Virginia Woolf na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, no âmbito do ciclo “Autor do Mês”.

Uma exposição bibliográfica sobre a escritora inglesa Virginia Woolf, com mais de duas dezenas de livros, está patente desde 3 de janeiro na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, no âmbito do ciclo “Autor do Mês”.


“Mrs. Dalloway”, “Orlando”, “Os Anos” e “O Quarto de Jacob” são exemplos de obras de Virginia Woolf, pertencentes ao espólio da autarquia de Setúbal, que se encontram nesta exposição, a qual disponibiliza igualmente um vídeo sobre a autora.

Considerada uma das mais importantes escritoras do século XX, Virginia Woolf nasceu em Hyde Park Gate, Londres, no Reino Unido, em 1882.

O primeiro romance, “A Viagem”, foi editado em 1915, mas seria com “O Quarto de Jacob”, de 1922, que Virginia Woolf obteria o reconhecimento como escritora inovadora.

No final dos anos 20, tornou-se uma escritora de sucesso e foi reconhecida internacionalmente, mas os seus trabalhos caíram no ostracismo após a II Guerra Mundial, já após a sua morte, vindo a ser redescobertos mais tarde.

Virginia Woolf suicidou-se em 1941, no rio Ouse, aos 59 anos, após cair numa depressão semelhante às que sofreu durante a juventude, depois de ter sido impedida de escrever devido à fria receção da crítica à sua biografia sobre o pintor Roger Fry.

A escritora foi uma das precursoras do uso do fluxo de consciência, técnica literária modernista que marcou igualmente o estilo de James Joyce e de William Faulkner.

Considerada um dos nomes mais importantes do modernismo clássico, deixou nove romances, sete volumes de ensaios, duas biografias, um diário e vários contos publicados.

A exposição de homenagem a Virginia Woolf pode ser visitada na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.