Obra | Praceta Manuel Nunes de Almeida | Beneficiação – 2.ª Fase
Data de Início
março de 2022
Prazo previsto de execução
90 dias (2.º trimestre 2022)
Género
Empreitada
Estrela do Norte – Engenharia e Construção, S.A.
Investimento
76 405,15 € (acresce IVA à taxa legal em vigor)
Vantagens
Beneficiação da Praceta Manuel Nunes de Almeida, localizada entre a Avenida da Europa, a norte, a Escola Secundária do Bocage, a poente, uma banda de edifícios de habitação plurifamiliar, a nascente e a Rua Dr. António Manuel Gamito, a sul, na União de Freguesias de Setúbal, Concelho de Setúbal.

DESCRIÇÃO

A intervenção será concretizada na sequência da execução da primeira fase, a qual abrangeu a zona norte da praceta, junto da Av. da Europa.

Estes trabalhos destinam-se à implmentação de melhorias de circulação rodoviária e estacionamento (181 lugares no total, dezassete dos quais criados na primeira fase), sendo quatro lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade condicionada e dois para cargas e descargas. O perfil das vias de circulação automóvel é estreitado para que os veículos circulem e parem durante menos tempo em frente da escola nas horas de ponta. Prevêem-se seis novas passagens de peões nas principais zonas de atravessamento.

A redução do perfil da faixa de rodagem de nove para cinco metros permite o alargamento dos passeios e a criação de uma ciclovia bidirecional paralela à Escola Secundária de Bocage, entre a Rua Dr. António Manuel Gamito e o futuro Parque Urbano da Várzea. O alargamento do passeio (1,80 m) junto dos edifícios permite a instalação de novas esplanadas e melhora as condições de circulação pedonal, permitindo ainda a instalação de árvores. Na placa central são criadas zonas de estadia com mesas e bancos e uma zona de recreio livre com pavimento liso que permite a utilização de bicicletas, skates e patins. No lado poente, junto ao acesso à Escola Secundária de Bocage, prevê-se uma zona de estadia/encontro, uma zona de equipamento desportivo com estrutura de street workout fitness e uma pista ciclável bidirecional com 2,20 m de largura. A estrutura verde integra a maior parte das árvores existentes, incluindo dois exemplares de Populus nigra de interesse público, novas árvores, maciços arbustivos e prado regado.

ACESSIBILIDADE/MOBILIDADE PEDONAL

Toda a área de intervenção é acessível e confortável, sendo asseguradas ligações pedonais sem barreiras urbanísticas. Prevêem-se passagens de peões com os passeios devidamente rebaixados e os pavimentos diferenciados, que foram prolongados até à entrada da Escola Secundária de Bocage e à ligação à praceta a nascente. Preconizaram-se três lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada. Os pavimentos apresentam uma pequena inclinação, não superior a 2%, devendo ser garantida qualidade construtiva nos remates, transição de materiais e juntas. A rede de percursos acessíveis abrange toda a área de intervenção e a ligação às áreas envolventes, estando articulada com as atividades e funções urbanas. Os percursos pedonais acessíveis têm um canal de circulação contínuo e desimpedido de obstruções (mobiliário urbano, árvores, placas de sinalização, bocas de incêndio, caixas de infraestruturas, etc.) com uma largura não inferior a 1,20 m, medida ao nível do solo e uma altura não inferior a 2,40 m.

DEMOLIÇÕES

O reperfilamento das faixas de rodagem obriga à demolição de todos os lancis, fresagem do pavimento betuminoso e levamento das calçadas de cubos de granito do estacionamento e calçada de vidraço miúdo dos passeios.

MODELAÇÃO DO TERRENO

Os movimentos de terras referem-se apenas à abertura de caixa dos pavimentos e uma pequena modelação das zonas verdes.

DRENAGEM

Na presente intervenção, mantem-se praticamente o rácio entre áreas permeáveis e impermeáveis, não se prevendo, assim, aumento do escoamento das águas pluviais. A inclinação dos pavimentos e das zonas verde permite o encaminhamento das águas pluviais para órgãos de recolha existentes/a propor no âmbito do projeto de águas residuais pluviais, o qual deverá incluir também a remodelação da drenagem das coberturas dos edifícios existente nos passeios.

REDE DE REGA

A solução de rega proposta promove uma eficaz utilização da água e minimiza as suas perdas recorrendo-se para o efeito a um sistema que integra um programador de rega, sensor de chuva, rega por aspersão e localizada.

PAVIMENTOS

Os passeios são maioritariamente em pavê creme. Nas zonas de calçada de vidraço miúdo são reutilizados os cubos levantados sendo o material excedente transportado para as instalações da CMS, em Poçoilos. As áreas de estacionamento serão calçada de cubos de granito, proveniente também da remoção dos cubos existentes. A zona de equipamento desportivo será dota de pavimento flexível, com camada superficial em EPDM sobre camada de SBR. A pista ciclável será em slurry verde sobre betão betuminoso, cor que se funde bem com o ambiente urbano e é mais associada a piso rodoviário do que a cor laranja. Quando sofre desgaste, isso não é tão percetível como no caso da cor laranja. A faixa de rodagem terá camada de desgaste em betão betuminoso. Nas zonas de betuminoso existente esse pavimento será aplicado após fresagem; nas zonas novas será aplicado sobre base em tout-venant. Nas zonas de estadia e recreio localizadas na placa central prevêem-se pavimentos permeáveis em betão poroso.

EQUIPAMENTO E MOBILIÁRIO URBANO

O equipamento e mobiliário urbano previsto inclui equipamento desportivo de street workout fitness, conjuntos de mesas e bancos, papeleiras, bancos, bebedouro, suporte de bicicletas, pilaretes, painel informativo e placas com informação sobre as árvores classificadas de interesse público existentes. Prevê-se nova localização para os contentores de resíduos sólidos urbanos indiferenciados e para os ecopontos, conforme proposta da Divisão de Higiene Urbana, tendo em conta a nova configuração da praceta, nomeadamente a localização das passadeiras, a acessibilidade pedonal e segurança.

ESTRUTURA VERDE

Com a colaboração dos serviços da Divisão de Espaços Verdes (DIEV), foram definidos os exemplares arbóreos a manter e a abater. As árvores a abater são as do alinhamento de Albizia julibrissim existente no estacionamento a poente, junto à Escola Secundária de Bocage, face ao seu fraco desenvolvimento vegetativo e mau estado fitossanitário, fundamentalmente devido ao embate de veículos. Preservaram-se as outras árvores, maioritariamente de grande médio e grande porte, incluindo dois exemplares classificados de interesse público da espécie Populus nigra localizados junto à entrada daquele estabelecimento de ensino. Propõem-se novas árvores, caducifólias e perenifólias, nas zonas verdes e em caldeira, em passeios e zonas de estadia, de forma a amenizar as condições microclimáticas do local. O revestimento das zonas verdes envolve essencialmente zonas de prado regado e ainda maciços arbustivos para conferir cor, volume e textura às zonas verdes. Serão utilizadas espécies tolerantes à seca, espontâneas na região ou, pelo menos, bem adaptadas, excluindo-se espécies tóxicas, com espinhos, ou que possam provocar alergias. A terra utilizada nas plantações e sementeiras deverá ser proveniente da decapagem da camada superficial de solos de boa qualidade, depois de devidamente limpa e cirandada.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

No âmbito do respetivo projeto de especialidade foi proposta a requalificação da iluminação da área de intervenção, cumprindo os requisitos de luminância e iluminância adequados à tipologia dos espaços, respondendo à necessidade de segurança de pessoas e bens, assegurando a perceção de obstáculos, conforto na deslocação e facilidade de orientação, reforçando-se a iluminação das situações potencialmente perigosas.

Obras | Praceta Manuel Nunes de Almeida | Plano geral
Obras | Praceta Manuel Nunes de Almeida | Plano geral