Inauguração da exposição A Arte e o Néctar da Vida, que reúne trabalhos de oito pintores e textos de oito pensadores na Galeria Municipal do Banco de Portugal, com a presença do vereador da Cultura, Pedro Pina.

“A Arte e o Néctar da Vida”, que reúne trabalhos de oito pintores acompanhados de textos de oito pensadores, foi inaugurada em 12 de novembro, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal, onde fica patente até 4 de dezembro.


A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Paróquia de São Sebastião e pela Casa Ermelinda Freitas, é apresentada no âmbito da recuperação do património da Igreja de S. Sebastião e das comemorações do centésimo aniversário daquela casa produtora vinícola.

Da exposição fazem parte trabalhos dos pintores Ana Isa Férias, Alberto Pereira, Clemilson Bernardes, Dália Vale Rêgo, Helena Fernandes, Maria José Brito, Pedro Castanheira e Nuno David e dos pensadores Casimiro Henriques, Francisco Borba, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, José Ornelas, Leonor de Freitas, Salvador Peres e Viriato Soromenho-Marques.

Presente na inauguração, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, agradeceu “o esforço e o empenho continuado” com que, “em particular, a Paróquia e os Amigos da Paróquia de São Sebastião têm elevado o património religioso setubalense”.

O autarca recordou que, apesar de a Galeria Municipal do Banco de Portugal ter uma exposição residente, foi entendido que o espaço “reunia a dignidade que o projeto e os autores exigiam”, pelo que se decidiu proporcionar-lhes este cenário para a mostra.

“A arte dá-nos a condição de queremos ter tempo para viver, num tempo que nos exige responder rápido, fazermos as coisas rápido. Quando passamos por uma exposição, o que ela pede é que a olhemos, que possamos usufruir dela, perceber o que é que o artista eventualmente nos quis dizer. E, através da palavra de cada um dos pensadores, há esta reflexão que nos obriga a ter tempo para também com ela refletirmos”, disse.

A abertura de “A Arte e o Néctar da Vida” ficou ainda marcada por um apontamento musical de Fernando Pernas, no clarinete, e Raquel Pernas, no violoncelo.

De entrada gratuita, a mostra está patente ao público até 4 de dezembro, de terça a sexta-feira entre as 11h00 e as 14h00 e entre as 15h00 e as 18h00, aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos das 14h00 às 18h00.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril