Na inauguração, agendada para as 22h00, marcam presença alguns dos vinte ilustradores e vinte poetas que participaram na produção desta obra, resultante de um desafio lançado pelo editor João Paulo Cotrim, da Abysmo, a que se associou o radialista Rui Portulez.

Através do desenho e das letras, a mostra, com o mesmo título do livro, patente até 1 de outubro na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, revela diferentes modos de celebrar os valores de Abril, em particular a Liberdade.

Quarenta anos depois da Revolução dos Cravos, as ilustrações e os poemas fazem pontes com o presente e o futuro, enquanto, em fundo, se ouve José Mário Branco.

Participam no livro e na exposição ilustradores como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Ana Biscaia e Afonso Cruz e poetas como Maria Quintans, Margarida Vale de Gato, Helder Moura Pereira e Raquel Nobre Guerra.

A exposição “40 X Abril” é uma organização da Câmara Municipal de Setúbal e do atelier DDLX, com apoio do BlogOperatório, do jornal Semmais e da editora Abysmo.