A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e a Farmácia Sália, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Higiene nas Mãos, convidou a população, sobretudo as crianças, a praticarem a higienização das mãos em torneiras colocadas numa parede.

Ao mesmo tempo, uma equipa constituída por elementos do Gabinete de Saúde da autarquia e por enfermeiras da Unidade de Cuidados à Comunidade do ACES Arrábida, explicava como se deve lavar corretamente as mãos para transformar um simples gesto num escudo protetor contra a infeção e propagação de doenças.

As crianças e famílias deslocavam-se depois para um pavilhão, no qual eram prestados esclarecimentos complementares e realizadas algumas atividades com o objetivo de transmitir que as mãos têm um importante papel na promoção da saúde individual e coletiva.

A Organização Mundial de Saúde comemora anualmente, a 5 de maio, o Dia Mundial de Higiene das Mãos, no sentido de melhorar as boas práticas nos cuidados de saúde.

Este ano, a campanha designa-se “Save Lives: Clean your hands”, com o objetivo de alertar para o problema crescente das resistências aos antimicrobianos e de transmitir a influência das boas práticas de higiene das mãos nesse combate.