Arrábida Sem Carros | Túnel da Figueirinha

A circulação e estacionamento de veículos automóveis na antiga EN 379-1, no troço compreendido entre os parques da Praia da Figueirinha e do Creiro,  está interdita desde o dia 21 e até ao início da época balnear.


A medida determinada pela Câmara Municipal de Setúbal enquadra-se numa estratégia de prevenção com objetivos de redução da vulnerabilidade e exposição ao risco decorrente de incêndios florestais e de mitigação de propagação da pandemia da Covid-19.

A decisão é igualmente justificada pela situação registada nos dias 16 e 17 maio, fim de semana em que, em virtude das medidas graduais de desconfinamento, se verificou uma “deslocação massiva em veículos automóveis, motociclos, veículos sem motor e a pé”.

Esta realidade, argumenta o município, “contribuiu, inadvertidamente, para produzir um forte congestionamento à circulação automóvel”, o qual, associado “a um estacionamento desordenado e caótico”, colocou em causa a “capacidade de prestação de socorro e acesso de veículos de emergência”.

A interdição de trânsito e estacionamento salvaguarda, contudo, os direitos de acesso e de circulação a trabalhadores e a titulares de atividade económica comprovada naquela zona, bem como a veículos de emergência, proteção e socorro.

Já no período de época balnear vigora o programa “Arrábida Sem Carros”, estratégia que promove um conjunto de medidas restritivas de circulação e de estacionamento automóvel com o objetivo prioritário de proteção de pessoas, de bens e do património natural.

Este programa fomenta ainda o acesso às praias de modo regulado, proporcional e ajustado aos riscos existentes, estimulando as deslocações em modo suave, o recurso a parques de estacionamento de retaguarda e a utilização de transportes públicos coletivos.