Aniversário ACM/YMCA de Setúbal - 44 anos

A Junta de Freguesia de S. Sebastião foi distinguida como membro honorário da ACM – Associação Cristã da Mocidade de Setúbal, a 16 de março, na sessão solene do 44.º aniversário da instituição, comemoração dedicada ao fundador Mário Pereira.


A ACM/YMCA de Setúbal entregou diplomas de distinção a diversas pessoas e entidades “ajudaram a transformar a vida da comunidade”, indicou o presidente da direção, Luís Sebastião, na sessão solene comemorativa do 44.º aniversário da instituição que decorreu na sede da Bela Vista.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião foi uma das instituições reconhecidas com o título de membro honorário, pela “longa, transparente e honesta colaboração que mantém com a ACM”, justificou Luís Sebastião.

Além de simbolizar “a qualidade, a gentileza e o interesse demonstrados para com a ACM” no passado e no presente, a distinção representa a vontade de “continuar a colaborar no futuro, dentro deste território e mantendo preocupações e ideias comuns”, concluiu.

Agradecendo a distinção, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, manifestou, em nome do Executivo, “a honra e o privilégio de trabalhar com o ACM”, associação com a qual a autarquia estreitou relações nos últimos anos, mantendo atualmente uma “colaboração intensa”.

Nuno Costa destacou também a “sintonia” entre as duas entidades no que respeita aos objetivos de criação de “uma sociedade mais solidária, fraterna e humanizada”.

Para assinalar o aniversário, o autarca ofereceu à ACM, em nome da Junta de Freguesia de S. Sebastião, o livro “Setúbal Cidade Vermelha”, da autoria de Albérico Afonso Costa, que retrata os acontecimentos que ocorreram em Setúbal após a revolução de abril de 1974. “Um pedaço da história de Setúbal que quase se confunde com a história da ACM.”

Fundada em 1975, por Mário de Melo Pereira, a ACM Setúbal “impacta a vida de mais de 10 mil pessoas anualmente” e nos últimos 44 anos “tem mudado a vida das pessoas nesta comunidade”, indicou o presidente da direção da ACM, Luís Sebastião, garantindo que a associação vai “continuar a honrar estes 44 anos de história com muita entrega e a preparar-nos para o futuro”.

Nesse sentido, o dirigente adiantou que os objetivos estratégicos da ACM estão centrados em aumentar o foco na juventude, dado que “as políticas públicas dirigidas aos jovens são pouco consistentes”. Aumentar a capacidade de gerar receitas próprias e aproveitar as oportunidades proporcionadas pela rede global da YMCA, constituem os outros objetivos traçados pela organização.

Na sua alocução, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou as “respostas sociais inovadoras que a instituição proporciona a crianças e jovens, com um olhar integrado sobre as famílias”, assim como a qualificação de espaços como o Parque do Alambre e o edifício sede, na Bela Vista, entre outros projetos e ações que têm contribuído “para uma visibilidade positiva do bairro, da cidade e do concelho”.

As comemorações incluíram um momento de homenagem a Mário Pereira, fundador da instituição, falecido em julho do ano passado, com testemunhos e a inauguração de um mural em aço na fachada do edifício, da autoria do artista Ricardo Crista (POLI), ex-colaborador da instituição.

Luís Sebastião revelou a influência que Mário Pereira, com quem conviveu durante 19 anos, teve na sua vida, inspirando-o, “principalmente pelo seu amor incondicional à ACM”. “Os valores mais duradouros e valiosos que nos deixou e que devemos preservar são a ousadia, a ambição e o sonho”, manifestou o dirigente. Também o secretário-geral da Aliança Europeia YMCA/ Europa, Juan Simões Iglésias, caracterizou o fundador da ACM Setúbal como “um autêntico ideólogo, com uma grande capacidade de inovar e comunicar”.

Durante a sessão foi exibido um vídeo com testemunhos de colaboradores da instituição sobre a sua relação com o ex-líder. Altruísmo, caráter inspirador, visionário, ouvinte, sonhador, mentor, pensador, foram algumas das características destacadas, num momento bastante emotivo que recebeu uma ovação de pé.

O evento, no qual estiveram presentes representantes de diversas entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, serviu ainda para reconhecer a antiguidade de quatro funcionárias.