Parcialmente nublado
Dia Europeu Sem Carros

A redução das emissões de carbono e os efeitos da pandemia Covid-19 na mobilidade urbana são assuntos em análise na Semana Europeia da Mobilidade, à qual Setúbal adere com ações de sensibilização a realizar no dia 22 de setembro.


O Dia Europeu Sem Carros, assinalado a 22 de setembro, é o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer entre os dias 16 e 22, com o tema “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”, que reflete o objetivo da União Europeia, estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, de ser o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.

Tendo em conta a crise sanitária vivida em 2020 devido à pandemia Covid-19, a campanha europeia na edição deste ano assume ainda como objetivo analisar de que forma o confinamento pode ter contribuído para uma melhor mobilidade urbana.

Setúbal associa-se à iniciativa com duas ações no dia 22. Uma delas é o encerramento da Praça de Bocage ao trânsito automóvel, entre as 08h00 e as 17h00, de forma a enfatizar o espaço público enquanto área mais dedicada aos peões.

A emblemática praça sadina acolhe, no mesmo horário, uma mostra de veículos elétricos de várias empresas da região e de protótipos de veículos amigos do ambiente, que resultam de projetos em curso na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

No Dia Europeu Sem Carros realiza-se ainda um Fórum Participativo com o tema “Efeito Covid19 – O que mudou nas cidades”, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, entre as 14h00 e as 18h00.

O programa do encontro contempla, às 14h45, uma apresentação conduzida pela Câmara Municipal de Setúbal subordinada aos efeitos da pandemia Covid-19 na mobilidade urbana.

“A mais-valia dos modos suaves em tempos de Pandemia” é o tema da alocução de Mário Alves, da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a partir das 15h00, a que se seguem, às 15h15 e às 15h30, intervenções do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Manuel Antunes Bernardes, e do vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar.

A partir das 16h00, Rogério Ivan apresenta o projeto Living Streets – Oeste Sustentável, da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, e quinze minutos depois Cristina Daniel, da Agência de Energia da Arrábida, apresenta o Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida.

Os “Efeitos da Pandemia na utilização dos transportes públicos” é o tema em análise por Sérgio Pinheiro, da Área Metropolitana de Lisboa, às 16h30.

O encontro termina com um período de participação destinado ao público, com a moderação de Mário Alves, da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.

As inscrições, gratuitas e obrigatórias, devem ser feitas através do endereço eletrónico dimot@mun-setubal.pt, com a indicação do nome, contactos e entidade que o participante representa.

 

Documentos Relacionados