As formações, creditadas, com a duração de quatro horas, são ministradas por técnicos do Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva. Destinam-se a professores do primeiro ciclo do ensino básico e constituem um contributo municipal no âmbito do esforço nacional de promoção do sucesso escolar.

“Os pátios escolares como locais de aprendizagem”, que se realiza nos dias 18 de novembro e 9 de dezembro, e “Ciência no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico”, apenas a 18, são as duas ações a dinamizar na EB da Azeda, entre as 09h30 e as 13h30.

Em “Os pátios escolares como locais de aprendizagem”, os professores são dotados de ferramentas que lhes permitem desenvolver e acompanhar trabalhos de investigação numa área científica definida e diretamente ligada a conteúdos curriculares do ano de escolaridade que lecionam.

A exploração da flora e da fauna, da geologia, das estações do ano, das condições climatéricas e dos ciclos naturais são algumas das valências possíveis de serem trabalhadas nos pátios escolares, enquanto a matemática surge num contexto prático que inclui formas de medida, estimativas e frequências, entre outras.

Já em “Ciência no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico”, os docentes são desafiados a desenvolver competências e conhecimentos sobre a natureza do conhecimento científico que permitam desenvolver e aplicar atividades de exploração do mundo natural e introduzir conceitos de ciência nos níveis iniciais do ensino.

Neste caso, pretende-se que os professores partam de experiências das próprias crianças para valorizar saberes e competências pessoais, incentivando, em simultâneo, as potencialidades enquanto sujeitos e agentes do processo educativo, a curiosidade e o gosto pela ciência.

Estas ações da capacitação são promovidas no âmbito da Receção à Comunidade Educativa, programa da Câmara Municipal de Setúbal que dinamiza, até dezembro, um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas destinadas à comunidade escolar, com iniciativas culturais, desportivas e formativas.