A primeira edição do evento levou 17 acordeonistas ao palco da sede do Grupo Desportivo Independente, que atuaram para uma plateia com cerca de 350 pessoas.

O leque de participantes incluiu alguns dos melhores intérpretes da atualidade e com experiências muito distintas, com as idades dos acordeonistas a variar entre os 12 e os 72 anos.

A iniciativa, que contou com as parcerias da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, foi organizada pelos Amigos do Acordeão de São Sebastião, instituição formada Grupo Desportivo “Os Amarelos”, pelo São Domingos Futebol Clube, pelo Grupo Desportivo Independente e pelo Sadinos Futebol Clube.

Tiago Inácio, 20 anos, natural do Barreiro, ganhou o único galardão competitivo do certame, o Prémio Público a Jovem Acordeonista.

O festival, que contou com a participação de acordeonistas da Escola de Música Maria Adélia Botelho, do Instituto Musical Patrício e da Associação de Acordeonistas de Portugal, teve vários momentos altos, como a entrega, pela vereadora da Câmara Municipal Carla Guerreiro, da distinção “Tributo” ao Instituto Eugénio Lima Rainha do Acordeão o Recanto – Espaço Museológico, de Rio Maior, recebida por António Coito.

Ao longo das cerca de cinco horas de duração do evento foram ainda entregues o Prémio Consagração de Carreira a Tino Costa e Maria Adélia Botelho e o Prémio Dignificação e Divulgação do Acordeão a Manuel Patrício Ramos Aníbal e a Irlinda Viegas.