Acordo de cooperação | Programa SerPro | Curso profissional Técnico de Desporto

A Câmara Municipal de Setúbal assinou a 7 de maio, com mais sete entidades, o acordo de cooperação respeitante ao curso profissional de Técnico de Desporto, com componente náutica, o qual está a ser lecionado na Escola Secundária Sebastião da Gama.


Esta medida é dinamizada no âmbito do Programa Ser-Pro, da Iniciativa Fundação, que promove a colaboração entre escolas e empresas, com vista ao desenvolvimento de ofertas de ensino profissional adequadas aos jovens, como é o caso do curso de Técnico de Desporto, com componente náutica.

O acordo tem como signatários, além do município setubalense, a Iniciativa Educação, o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, o FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, o Clube Naval Setubalense, o Clube de Vela do Sado, o Remo Clube Lusitano e a Bicasco.

“Saudamos a Iniciativa Educação pela disponibilidade demonstrada em enriquecer a formação dos nossos alunos, por terem escolhido Setúbal como parceira”, destacou, na assinatura do acordo, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Na cerimónia, realizada no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, a autarca elogiou esta oferta educativa, uma vez que contribui “de forma única para grande avanço no conhecimento e preparação para interação e relacionamento com o rio e tudo aquilo que proporciona”.

O curso profissional de Técnico de Desporto, com a particularidade da componente náutica, está em funcionamento naquela escola setubalense desde o ano letivo 2019/2020 e proporciona uma aprendizagem técnica diferenciadora, em contexto de trabalho e em proximidade com a comunidade local.

Neste âmbito, Maria das Dores Meira enalteceu a aposta do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama “por ter incluído na sua oferta educativa esta valência de especialização em desportos náuticos, que se refletirá certamente no futuro profissional dos alunos”.

A diretora do agrupamento escolar, Maria Fernanda Oliveira, destacou que o objetivo desta valência formativa, a qual aproveita “as características náuticas da cidade, é capacitar os alunos com saberes especializados”, permitindo, desta forma, mais opções profissionais.

Já o presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato, enalteceu a importância deste curso profissional. “Um ensino qualificado, que dá mais oportunidades aos jovens de aprender com formação de qualidade, em contexto de trabalho e na sua comunidade.”

Nuno Crato deixou ainda um elogio ao envolvimento do município nesta iniciativa, reforçada com a formalização desta concertação de vontades. “A Câmara Municipal de Setúbal percebe o bem que isto representa tanto para o ensino como para a própria cidade.”

Já o coordenador do Ser-Pro, Fernando Reis, programa da Iniciativa Educação, de âmbito nacional e atualmente com oito cursos em todo o país, evidenciou a “diversidade” de intervenientes para o sucesso daquilo que caracteriza como “uma experiência enriquecedora”.

O Ser Pro é um programa que tem como objetivo valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas, sendo concebido com o intuito de promover o reforço da colaboração entre escolas, empresas e municípios.

Em representação do FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, Fátima Dias também exaltou a mais-valia do curso profissional de Técnico de Desporto, com componente náutica. “Os alunos ficam dotados de capacidades para o exercício de uma profissão e também na vertente de lazer.”

Participaram ainda na cerimónia de assinatura do acordo de colaboração o diretor da empresa Bicasco, Luís Santos, o presidente da direção do Clube de Vela do Sado, António Santos, assim como o secretário-geral do Clube Naval Setubalense, Filipe Chagas.

O reforço da oferta educativa na Escola Secundária Sebastião da Gama através do curso profissional de Técnico de Desporto, com componente náutica, dá continuidade ao esforço municipal dos últimos anos de garantir um ensino diversificado e de qualidade.

“Desde que iniciei o percurso como autarca, em janeiro de 2002, na qualidade de vereadora, que assumi a educação como eixo fundamental do desenvolvimento e transformação de Setúbal como cidade que educa e que aprende”, afirmou Maria das Dores Meira.

Neste contexto, e enquanto presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a autarca dedicou “à área da educação prioridade de intervenção e investimento, canalizando esforços e recursos para criar as melhores condições de aprendizagem e de sucesso”.