O acordo, de duração indefinida, junta Setúbal e a Extremadura numa colaboração conjunta que procura a valorização das suas regiões, concretamente com o fomento da criação de novos produtos e rotas turísticas junto de agentes económicos.

O protocolo visa ainda o desenvolvimento de ações de divulgação e promoção em ambos os territórios para incrementar projetos apresentados tanto no mercado interno como externo.

A Câmara Municipal de Setúbal, em particular através do Gabinete de Turismo, assume com diversas organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, funções de estreita colaboração que visam o desenvolvimento sustentado dos territórios.

Esta articulação tem como objetivo gerar estratégias de crescimento turístico e económico focalizado nos segmentos do turismo da natureza, do touring cultural e paisagístico e da gastronomia e vinhos da Península de Setúbal.

Já a Direção-Geral de Turismo da Junta da Extremadura procura, entre vários objetivos, intensificar as relações com Portugal com vista a um maior conhecimento, diálogo, intercâmbios comerciais e investimento empresarial.

O protocolo de colaboração destaca que a forte relação entre as duas entidades, “sustentada na proximidade territorial, na diversidade e riqueza das regiões, podem refletir produtos distintos contribuindo para o desenvolvimento dos destinos turísticos”.

O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o diretor-geral de Turismo da Junta da Extremadura, Francisco Martin Simón.

O protocolo de colaboração entre o município de Setúbal e a Direção-Geral de Turismo da Junta da Extremadura decorreu durante a realização, entre 28 de abril e 1 de maio, da FIT – Feira Ibérica de Turismo da Guarda, certame no qual as duas entidades participaram em stands próprios.