15° Céu limpo

A EB Luísa Todi, a EB Afonso Costa e a EB n.º 4 – Pinherinhos são os três estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Luísa Todi que hastearam a Bandeira Verde Eco-Escolas devido ao trabalho desenvolvido pela comunidade educativa em 2017-2018 no âmbito da educação ambiental.


“Estamos aqui hoje para hastear esta bandeira que é muito importante, pois representa aquilo que nós fazemos no dia a dia para preservar o nosso ambiente e o nosso planeta, para que possamos viver num mundo sem poluição”, declarou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, a 29 de outubro, na cerimónia de hastear da Bandeira Verde, na Escola Básica dos Pinheirinhos, que conquista este prémio pela primeira vez.

“Esta bandeira simboliza que vocês todos têm atitudes corretas! Não é assim?!”, questionou o autarca, recebendo um uníssono e sonoro “siiiiim!” dos alunos que se juntaram no pátio para a cerimónia.

“Sempre que tomamos uma atitude errada, a seguir somos nós próprios que pagamos com isso”, advertiu Nuno Costa, salientando que as pequenas atitudes no dia a dia, como reciclar, não deitar lixo para o chão e poupar água, entre outras, “são muito importantes para preservarmos o nosso ambiente e termos um mundo melhor para nós todos, para os nossos familiares e gerações futuras”.

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, sublinhou o impacte das ações dos mais novos em Setúbal. “Vocês são uma grande ajuda para que possamos ter uma cidade mais bonita e por isso têm direito a esta bandeira, que ganharam com as vossas atitudes, com o que aprenderam na escola e com aquilo que transmitem para as vossas casas. Estão todos de parabéns!”

Plantar uma árvore, fechar a torneira, fazer a separação dos lixos, apagar a luz e praticar a política dos 7 R da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar, reintegrar) são alguns dos princípios do eco-código elaborado pelos alunos, apresentado na comemoração, que terminou com o canto do hino eco-escolas.

A EB Afonso Costa e a EB Luísa Todi foram outras das escolas galardoadas pelo seu empenho em ações que visam a defesa do meio ambiente. Enquanto a Afonso Costa hasteou a bandeira pela primeira vez, a Luísa Todi obteve o galardão pelo terceiro ano consecutivo, depois de 2012 e 2013.

Os galardões foram entregues aos alunos e professores destes estabelecimentos de ensino no dia 4 de outubro, Dia das Bandeiras Verdes, em Pombal.

O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa internacional que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente. Ao longo do ano letivo 2017-2018, o Agrupamento de Escolas Luísa Todi desenvolveu várias ações, neste âmbito e, por isso, as EB Luísa Todi, nº 4 – Pinheirinhos e Afonso Costa foram distinguidas, sendo assim reconhecido o trabalho de todos.