Setúbal tem na época balnear de 2021 quatro praias classificadas pela Quercus com o galardão Qualidade de Ouro, que distingue a qualidade da água.


Figueirinha, Galapinhos, Galapos e Portinho da Arrábida são as zonas balneares do concelho de Setúbal distinguidas com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”.

A classificação de praia de ouro atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distingue as zonas balneares do país que nas últimas cinco épocas, ou seja, de 2016 a 2020, tenham recebido a nota de “Excelente” na avaliação da qualidade da água.

A qualidade de ouro também só é atribuída caso todas as análises à água realizadas na última época balnear apresentem resultados melhores em relação a alguns índices específicos, designadamente bacterianos.

Em 2021, a Quercus distingue 391 zonas balneares em municípios do território continental e insular do país, mais cinco do que no ano passado.

A praia de albarquel não foi galardoada por ainda não ter atingido os necessários cinco anos de qualidade excelente nas águas balneares.