Nublado
Praia de Albarquel | Praia Acessível

A Praia de Albarquel foi recentemente eleita, por unanimidade, como a melhor “Praia + Acessível 2020” do país, resultado de um conjunto de investimentos qualificadores da Câmara Municipal para poder ser fruída por todos os cidadãos.


O júri desta edição do galardão anual concedido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal, atribuiu, por unanimidade, o primeiro lugar à praia setubalense entre um total de 25 candidatos.

O prémio “Praia + Acessível”, dinamizado no âmbito do programa nacional “Praia Mais Acessível – Praia para Todos”, tem como objetivo distinguir zonas balneares que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade.

Neste contexto, o galardão destaca a Praia de Albarquel como um exemplo de boas práticas e uma referência nacional, pela qualidade do usufruto da oferta de serviços e bem-estar que proporciona a todos os utilizadores, em particular os com mobilidade condicionada.

A atribuição deste prémio evidencia o investimento qualificador, sem precedentes, impulsionado este ano pela Câmara Municipal de Setúbal na Praia de Albarquel e também na Praia da Figueirinha, para as tornar mais acessíveis e conferir-lhes valor turístico acrescido.

Estas praias, dispuseram, este ano, de um serviço de apoio a banhistas com mobilidade reduzida e invisuais, resultado de uma colaboração entre o município e o Instituto Politécnico de Setúbal, por alunos com formação nas áreas de fisioterapia, enfermagem, terapia da fala, desporto e intervenção sociocultural.

Este serviço especializado, designado de “Praia para Todos”, foi dinamizado na sequência de um investimento qualificador, concretizado pela Câmara Municipal de Setúbal naquelas zonas balneares sadinas, com vista à melhoria das condições de oferta turística inclusiva.

A dinamização do projeto de turismo acessível veio complementar um conjunto de beneficiações realizadas naquelas praias, valorizadas com novas acessibilidades e zonas de estadia nos areais, assim como edifícios de apoio e painéis informativos inclusivos.

A concretização deste investimento superior a 400 mil euros, que englobou também a requalificação do Miradouro de Albarquel, resultou de candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamento através do Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível, dinamizado pelo Turismo de Portugal.