Audioguia

As praias de Albarquel e da Figueirinha, localizadas no Parque Natural da Arrábida, dispõem, a partir desta época balnear, audioguias com informações em diversas línguas, concebidos especialmente para pessoas invisuais.


Estes dois novos recursos tecnológicos inclusivos são disponibilizados na sequência de um investimento qualificador concretizado pela Câmara Municipal de Setúbal naquelas zonas balneares com vista à melhoria das condições de oferta turística inclusiva.

Os audioguias, entregues na manhã de dia 1 de março à autarquia para serem instalados em meados de maio, contêm conteúdos sobre as praias, pré-gravados em português, inglês, francês e castelhano, e são dirigidos especialmente a invisuais.

“Destinam-se a pessoas cegas, mas podem ser utilizados por todos. A posição em que vão estar permitem a utilização por parte de uma criança ou de uma pessoa em cadeira de rodas”, sublinha Paulo Gomes, da empresa Blueline, que forneceu os dois equipamentos.

Os aparelhos, totalmente autónomos, dispõem de painel solar e são complementados com painéis informativos e informações em braille.

Setúbal torna-se assim no primeiro concelho do país a disponibilizar este equipamento em praias.

Os audioguias complementam um conjunto de beneficiações realizadas naquelas praias, valorizadas no ano passado com novas acessibilidades e zonas de estadia nos areais, assim como edifícios de apoio e painéis informativos inclusivos.

A concretização deste investimento superior a 400 mil euros, que englobou também a requalificação do Miradouro de Albarquel, resultou de candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamento através do Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível, dinamizado pelo Turismo de Portugal.