A festividade, com mais de cem anos, que engloba as aldeias da Piedade, de São Pedro e da Portela, tem conquistado, ao longo dos anos, um número crescente de visitantes. Na edição de 2015, passaram cerca de 18 mil pessoas pelo recinto das festas.

O certame popular, que conta com a tradicional quermesse durante os quatro dias, inclui vários bares e tasquinhas, com abertura sempre às 15h00, em que não faltam petiscos e bebidas.

Choco frito, lamejinhas, amêijoas, cachorros, bifanas e pipis são alguns dos pitéus que podem ser degustados no evento, com organização a cargo de uma comissão de festas e apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão.

O programa de animação das festas abre no dia 12 com uma alvorada, às 15h00. Às 22h00, a banda Objetivo conduz um baile.

No dia seguinte, às 09h00, há novamente uma alvorada, com a animação musical da noite, agendada para as 21h30 e dedicada ao fado, a cargo de Agostinho Silva, Luís Morgado, Liliana Santos, Rui Santos e João Santos. Mais tarde, às 22h30, Luís Rosa e João Tendeiro conduzem um baile.

O programa prossegue no dia 14 com uma missa às 09h00. De noite, há um espetáculo de sevilhanas, agendado para as 21h30, seguindo-se animação de baile com João Carlos e André Patrão, às 22h30.

No último dia, a 15 de agosto, as festividades incluem, além de alvorada, às 09h00, uma missa campal, às 21h00, seguida de procissão em honra da Nossa Senhora da Conceição. Terminam com um baile, às 22h30, a cargo de Manuel Marques e Nuno Ropio.

As festas dinamizam ainda, nos três primeiros dias, um tríduo, sempre com início às 21h00.