Alegro Meia Maratona de Setúbal 2021

A festa do atletismo está de volta, no dia 15 de maio, com a 32.ª Alegro Meia Maratona de Setúbal, competição com passagens pela frente ribeirinha da cidade e pela Serra da Arrábida.


A meia-maratona, percurso de 21,1 quilómetros com início na entrada principal do centro comercial e meta no Largo José Afonso, na Avenida Luísa Todi, é a prova rainha do evento desportivo organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio do Alegro Setúbal.

Este ano, o trajeto foi alvo de pequenas alterações para promover uma maior presença nas passagens pela zona ribeirinha e pela Serra da Arrábida.

As inscrições para a competição principal, que podem ser feitas até ao dia da prova, têm o custo de 14 euros.

A Alegro Meia Maratona de Setúbal inclui, igualmente, uma vertente não competitiva, a Corrida das Famílias, agendada para a mesma hora, às 10h00.

A prova tem um percurso de cinco quilómetros, entre o Alegro e a Avenida Luísa Todi, que também foi alvo de ajustes, uma vez que após a descida da Avenida Dom Manuel I, os atletas permanecem sempre na Avenida Luísa Todi até à chegada à meta.

As inscrições para a Corrida das Famílias, que também podem ser feitas até ao dia da prova, têm o custo de 10 euros.

A tarde de sábado, dia 14 de maio, está reservada para os mais novos, à semelhança das edições anteriores, com a realização da Corrida Miúdos Alegro, cujas distâncias, adaptadas às idades dos participantes, variam entre os 200 e os 1000 metros, destinando-se a crianças nascidas entre 2009 e 2017.

A prova para os miúdos, com início às 16h00, decorre no Alegro Setúbal e tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas, tal como para a competição principal e para a Corrida das Famílias, na página oficial do evento desportivo, acessível em https://www.alegromeiamaratonadesetubal.pt/site/.

Os participantes usufruem de condições especiais, com estacionamento gratuito no P4 do Alegro Setúbal, serviço de bengaleiro, transportes vaivém para atletas e acompanhantes entre a zona de partida, no Alegro Setúbal, e a meta, na Avenida Luísa Todi, e banhos nos balneários do centro comercial.

O evento, este ano na 32.ª edição, atribui prémios, na prova principal, aos cinco primeiros classificados masculinos e femininos. O vencedor recebe 500 euros, o segundo, 300, o terceiro, 200, o quarto, 150 e o quinto, 100 euros.

Há, ainda, o troféu da Meta Volante, aos 10 quilómetros, para os primeiros atletas, masculino e feminino, a cumprir esta distância e que completem o percurso total da meia-maratona.

Encerramentos e condicionalismos de trânsito

A realização da prova de atletismo Alegro Meia Maratona de Setúbal motiva no dia 15 encerramentos e interrupções pontuais à circulação automóvel em vários pontos da cidade.

Os ramais de saída da rotunda localizada na Avenida Coração de Maria, os acessos ao Viaduto da Arrábida e o próprio viaduto encerram entre as 07h00 e as 10h30. A alternativa de circulação passa pelo percurso composto pela Avenida Coração de Maria, Rua Nova Sintra, Avenida Mestre Lima de Freitas, Estrada das Galroas e Avenida dos Ciprestes.

Já no lado sul da Avenida Luísa Todi, no troço compreendido entre a Rua da Cordoaria e a rotunda localizada próximo da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o trânsito está interdito entre as 08h00 e as 13h30. Neste caso, os automobilistas devem utilizar as Avenidas José Mourinho e Jaime Rebelo.

O lado norte da Avenida Luísa Todi encerra ao trânsito em toda a sua extensão a partir das 08h30 e até à passagem de todos os atletas, mantendo-se encerrado até às 12h30 o troço compreendido entre as ruas José Pereira Martins e Amália Rodrigues. Em alternativa, os automobilistas devem circular pela Avenida General Daniel de Sousa e Rua Alves da Silva.

Na Serra da Arrábida, está interdito à circulação rodoviária, entre as 08h30 e as 12h30, o Caminho Municipal 1056, no troço compreendido entre a EN-10 e a EN 10-4, na zona da Comenda.

A EN10-4, no troço compreendido entre a Rua Amália Rodrigues e o cruzamento com a Rua do Círio da Arrábida, no Creiro, encerra ao trânsito automóvel entre as 08h30 e as 12h30. Neste caso, são alternativas a EN10, aquando da circulação em direção a Azeitão, a EN10-4 e a EN379-1.

Cortes temporários ocorrem, igualmente, mediante a passagem dos atletas, coordenados por agentes policiais, previsivelmente entre as 08h30 e as 10h30, na Avenida Pedro Álvares Cabral, na Rotunda dos Quatro Caminhos, na Praça de Portugal, na Avenida Infante D. Henrique, na Praça Olga Morais Sarmento, na Avenida D. Manuel I, na Estrada da Graça e na EN 10-4.

Como alternativa, os moradores da zona da Saboaria, devem utilizar, para entrada na urbanização, o percurso composto pela Avenida José Mourinho, Travessa da Saboaria e ruas Amália Rodrigues e Hermínia Silva. Para saída, os devem circular pelo percurso composto pela Rua Dr. Armando Setúbal Lopes, Travessa das Fábricas, Avenida José Mourinho, Rua José Augusto dos Santos, Travessa do Sado e Avenida José Mourinho.

O acesso ao Hospital do Outão está salvaguardado com coordenação das autoridades policiais.