Chuva

A previsão de condições meteorológicas adversas para os próximos dias, nomeadamente com a rajadas de vento forte a partir do dia 10 e precipitação intensa a partir do dia 11, leva o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros a recomendar a adoção de cuidados especiais.


Este quadro meteorológico, ainda com evolução incerta, resulta da aproximação do território continental da tempestade tropical Danielle, com probabilidade elevada, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de o sistema chegar como ciclone extratropical à Península Ibérica a partir de dia 12.

Além de rajadas de vento forte durante o dia de amanhã, com velocidade a oscilar entre os 40 e os 60 quilómetros por hora, espera-se precipitação abundante entre os dias 11 e 13, com tendência para continuação de chuva nos dias seguintes, embora mais nas regiões Norte e Centro.

Perante este cenário, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal reforça a necessidade de adoção de medidas de autoproteção, como a verificação do estado em que se encontram telhados, caleiras e algerozes de moradias ou prédios.

A população é também aconselhada a verificar o correto funcionamento de sistemas de escoamento das águas pluviais, garantindo que os mesmos se encontram desobstruídos, assim como a remover inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A opção por uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e o não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, constituem outras medidas de autoproteção.