A situação meteorológica esperado para Setúbal, enquadrada na emissão de um aviso “amarelo” pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, inclui a ocorrência de períodos de chuva persistente e pontualmente forte entre as 12h00 e as 21h00 de dia 17.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adoção de medidas de autoproteção como a garantia da desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A opção por uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e o não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, constituem outras medidas de autoproteção.

O alerta de intempérie motiva o aumento da intensidade do vento a partir do final do dia 16, situação que se mantém durante o dia 17, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora no litoral. Os períodos mais críticos situar-se-ão entre as 06h00 e as 12h00 e entre as 18h00 e as 24h00.

O IPMA adverte igualmente para a possibilidade de fenómenos extremos de vento, neste caso com intensidade superior às indicadas, nas zonas do litoral centro e sul, durante o período da tarde de dia 17.

Perante o quadro de vento forte, é apontada a necessidade de garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, e aconselha-se especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores.

O alerta para a previsão de condições meteorológicas adversas inclui ainda agitação marítima, com ondulação de noroeste a manter-se entre quatro a cinco metros na costa ocidental até ao final da manhã de dia 18. Já na costa sul, prevê-se agitação marítima de sudoeste a partir do final da tarde de dia 17.

Neste cenário, é aconselhável evitar passeios junto da costa, reforçar a amarração em marinas e portos de recreio e vigiar as embarcações, enquanto toda a comunidade marítima e os utilizadores que operam junto da linha de costa, nomeadamente apoios de praia como bares e restaurantes, devem adotar medidas de prevenção.

Está previsto que as condições meteorológicas comecem a melhorar a partir do final da manhã de dia 18, com tendência para a diminuição da precipitação e a diminuição da intensidade do vento, mantendo-se, ainda assim, a previsão de rajadas que podem ascender aos 70 quilómetros por hora.

Para mais informações, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou do Número Municipal de Emergência – 800 212 216.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril