Um aviso emitido pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à previsão de tempo quente e seco, com índices muitos baixos de humidade relativa, e vento forte, classifica o risco de incêndio florestal como “Moderado”, nos próximos dias.

A situação é muito favorável à ocorrência de incêndios rurais que, caso venham a verificar-se, podem evoluir com grande rapidez de propagação e enorme dimensão, uma vez que ainda há grande quantidade de material lenhoso acumulado nos espaços florestais.

O risco de incêndio exige cuidados redobrados por parte de todos, pelo que o Comando Distrital de Operações de Socorro e o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alertam para a adequação dos comportamentos ao uso e fruição do espaço rural.

É proibida qualquer ignição junto a espaços florestais, nomeadamente realizar queimadas ou fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão e queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração.

Também não é permitido durante este período o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume nos espaços florestais ou vias circundantes e proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de faúlhas.

Para mais informações, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou diretamente pelo Número Municipal de Emergência 800 212 216.