20° Céu limpo
A Noite Passada - livro de Alice de Brito

A escritora setubalense Alice Brito apresentou no dia 25 à noite, na Casa da Cultura, o livro “A Noite Passada”, num encontro integrado no ciclo literário Muito Cá de Casa.


A Sala José Afonso da Casa da Cultura encheu para a apresentação do terceiro romance de Alice Brito, cuja história decorre durante a ditadura, com Lisboa e Setúbal como cenários. No papel principal conhecemos Amélia, uma jovem respeitada que se apaixona por um agente da PIDE e põe em causa a honra da família.

Com recurso a uma escrita fluída e a factos históricos e episódios ficcionados, paralelamente, ao longo da obra, a autora evidencia o papel das mulheres durante o fascismo. Facto que mereceu destaque durante toda a apresentação.

“As mulheres deste romance são exemplares, são arquétipos da libertação feminina que Abril acelerou. Tudo isto dá especial prazer a quem nesta cidade lê Alice Brito, que nos conta, acima de tudo, o que era ser mulher num tempo de fascismo, de regime e de mentalidades”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, num discurso lido pela vereadora Carla Guerreiro.

“Este romance coloca Setúbal num local privilegiado da literatura portuguesa, com uma extraordinária história setubalense, composta de muitas histórias sobre uma noite longa de quase meio século, em que um país se fez triste, escuro e cinzento”, leu a autarca.

A apresentação de “A Noite Passada” decorreu no âmbito do ciclo de literatura Muito Cá de Casa, organizado pela Câmara Municipal e pelo atelier DDLX. Ao lado da autora na apresentação da obra estiveram também a escritora Cristina Carvalho e o jornalista e diretor do Jornal de Notícias, Ferreira Fernandes. A moderação da apresentação foi da responsabilidade de Rosa Azevedo e José Teófilo Duarte.

Alice Brito, advogada, escritora e cronista, natural de Setúbal, publicou “As Mulheres da Fonte Nova”, em 2012, e “O Dia em que Estaline Encontrou Picasso na Biblioteca”, 2015. Os três livros da autora são editados pela Planeta.