Bambolinices | "Alice no País das Maravilhas"

O musical “Alice no País das Maravilhas” abriu, na tarde de 5 de fevereiro, no Fórum Municipal Luísa Todi, a terceira edição do Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família, a decorrer até dia 20.


Além da encenação de “Alice no País das Maravilhas”, uma adaptação do clássico intemporal de Lewis Carrol pela cooperativa GATEM – Espelho Mágico, que organiza o festival em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a abertura do Bambolincies incluiu uma primeira homenagem a Rui Mesquita.

O dramaturgo e encenador setubalense foi recordado com uma apresentação literária que, de acordo com a diretora artística da GATEM – Espelho Mágico, Céu Campos, procurou “evocar a biografia e o percurso artístico de Rui Mesquita”, a qual foi seguida “de uma ária de harpa pela neta Cecília Mesquita”.

O primeiro dia do Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família contou ainda, no exterior do Fórum Municipal Luísa Todi, com o projeto estátua viva de Oscav, dinamizado pelo artista Vasco Calhandro, que, ao longo de três horas, vestiu a pele de duas personagens.

No dia 6, à tarde, o programa artístico da terceira edição do festival de teatro e artes performativas trouxe, igualmente no Fórum Municipal Luísa Todi, o espetáculo de teatro musical para crianças “Feliz Aniversário”, apresentado pelo TIL – Teatro Infantil de Lisboa.

No dia 7, a partir das 18h30, no Clube Desportivo Os Sadinos, Tânia Safaneta conduz o workshop “Clown”, ação destinada a maiores de 16 anos que desejem conhecer a arte de ser palhaço. A participação tem o custo de 30 euros.

A produção espanhola “Sin Remite”, de Jean Philippe Kikolas, é apresentada no dia 11, às 21h30, também no Fórum, uma comédia de humor gestual e artes circenses, com bilhetes a cinco euros.

O programa da terceira edição do Bambolinices prossegue a 12, no Inatel de Setúbal, com um casting de atores e atrizes para produções da GATEM, a decorrer entre as 09h00 e as 13h00.

As inscrições para as audições, destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade e adolescentes e adultos, de ambos os sexos, entre os 16 e os 35 anos, devem ser feitas até ao dia 30 de janeiro, pelo preenchimento de uma ficha de candidatura a solicitar pelo endereço de correio eletrónico bambolinices@gmail.com.

O dia 12 reserva ainda as peças “Em Busca do Tesouro”, pelo Teatro Sem Dono, do Pinhal Novo, Palmela, às 15h00, também no Inatel, com entrada gratuita, e “O Gato”, pelo Grupo Cénico Povoense, de Póvoa de Lanhoso, às 21h00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com bilhetes a cinco euros.

“Dona Natureza”, da GATEM, sobe ao palco do Fórum Luísa Todi no dia 13, às 17h00, com entradas a cinco euros, a que se segue, às 18h30, a apresentação do livro homónimo, adaptado por aquela cooperativa cultural a partir da obra de Eduardo Leão Waisman.

A iniciativa conta com a presença do realizador e ator brasileiro para uma sessão de autógrafos no final da sessão.

O TAS – Teatro Animação de Setúbal participa na programação do Bambolinices no dia 15, às 11h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a peça “O Beijo da Palavrinha”, baseada no conto de Mia Couto. O espetáculo é de entrada gratuita.

A 17, às 11h00, igualmente no Cinema Charlot, o programa reserva a “Comédia Muda”, peça de teatro inspirada nos filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton, com encenação da MalaD’arTe, de Braga, e bilhetes a três euros.

À tarde, a partir das 15h00, há uma tertúlia poética na Galeria Atelier Pólvora D’Cruz, de entrada livre.

No dia seguinte, o Canto Ondo, de Lisboa, apresenta “Ombela”, às 11h00, no Inatel de Setúbal, com bilhetes a três euros, e a GATEM leva ao palco do Fórum Luísa Todi, às 21h00, a peça “A Feiticeira de Oz”, com entradas a cinco euros, que marca a abertura oficial do XII Fórum Permanente de Teatro.

O fórum, que prossegue a 19, a partir das 09h00 e tem a sessão de encerramento agendada para dia 20, às 16h00, proporciona atividades culturais e formativas.

Ainda a 19, “Alice no País das Maravilhas” tem nova sessão, às 11h00, no Fórum Luísa Todi, com um preço especial de três euros por pessoa.

Durante o XII Fórum Permanente de Teatro, é homenageado o dramaturgo Rui Mesquita, com a obra literária “Café Orion”, de que é autor, a servir de tema para os trabalhos desenvolvidos no decorrer dos painéis de formação.

A terceira edição do Bambolinices contempla ainda, a 19, às 18h00, junto do Coreto da Avenida Luísa Todi, a performance de clown “Momento Absurdo”, por Tânia Safaneta, e, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, o espetáculo musical “Sou filha das ervas”, pelo Monda Teatro – Música, de Lisboa, com bilhetes a cinco euros.

A principal sala de espetáculos setubalense recebe, a 10 de maio, às 10h30, “Ao crescer quero ser”, espetáculo protagonizado pela Animateatro – Associação de Teatro e Animação do Seixal, numa sessão especial para escolas com entradas a 3 euros.

Reservas e informações adicionais relacionadas com o festival Bambolinices – Bienal de Teatro a Artes Performativas para Toda a Família através do endereço ceucampos.gatem@gmail.com ou do telefone 965 051 347.