Na aula de dia 17, a ter lugar na Biblioteca Pública Municipal, pelas 16h00, numa organização da Universidade Sénior de Setúbal em parceria com a Câmara Municipal, o investigador de história local Carlos Mouro aborda aspetos sobre a vida do setubalense João Carlos de Almeida Carvalho (1817-1897).

No dia 19, Carlos Mouro é também o orador da conferência “Almeida Carvalho e o pioneiro mutualismo local”, que se realiza a partir das 21h30, no Salão Nobre da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

O aborda o papel desempenhado por Almeida Carvalho no aparecimento do mutualismo em Setúbal, em 1855, quando fundou a Associação Setubalense das Classes Laboriosas.

Esta associação subsistiu até 1923, ano em que se operou um processo de integração na entretanto criada Associação Operária de Socorros Mútuos Setubalense, fundada em 1888.

As comemorações do bicentenário do nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, para homenagear a figura do homem que, entre outros aspetos, se destacou pela investigação da história da região, decorrem até setembro, com diversas iniciativas culturais.

 

Documentos Relacionados