25° Muito nublado
Formação online | Ação Climática e o Desafio da Comunicação para o Grande Público

Uma ação de formação online, a realizar em setembro e outubro, no âmbito do BEACON, projeto internacional que Setúbal integra, visa capacitar técnicos municipais e jornalistas a comunicarem melhor sobre a problemática das alterações climáticas.


“Ação Climática e o Desafio da Comunicação para o Grande Público”, a realizar em formato de workshop online com a duração total de dez horas, permite que os participantes adquiram ferramentas para comunicarem com mais qualidade e eficácia sobre temáticas relacionadas com as alterações climáticas e a ação climática.

A ação de formação, a realizar nos dias 29 de setembro e 1 e 13 de outubro, dirige-se a técnicos municipais que lideram o desenvolvimento de iniciativas de adaptação e mitigação de alterações climáticas no âmbito do projeto BEACON e a jornalistas de meios de comunicação nacionais e regionais com interesse em aumentar o conhecimento sobre esta temática.

Entre os temas a abordar em cada sessão, com inscrições a decorrer até dia 31 de agosto através do endereço beaconpt@fc.ul.pt, estão questões relacionadas com a comunicação das alterações climáticas e da ação climática e o desenvolvimento de notícias pertinentes.

Este workshop é codesenvolvido com Tatiána Shauro, diretora de comunicação da Climate Action Network – South East Asia, e conta com o apoio de diversos especialistas da área das alterações climáticas, da comunicação e de organizações da sociedade civil.

Os participantes devem igualmente preencher um inquérito online até ao dia 31 de agosto, acessível aqui.

O Beacon – Bridging European and Local Climate Action, financiado pela German European Climate Initiative, tem como objetivo estabelecer uma rede de cooperação e de parcerias para aprendizagem conjunta, disponibilizando o acesso a serviços de consultoria e workshops para capacitar técnicos municipais com ferramentas de gestão e facilitação importantes para o desenvolvimento de medidas de descarbonização.

Setúbal foi um dos cinco municípios portugueses selecionados, juntamente com Ansião, Coruche, Loulé e Viana do Castelo, para integrar este projeto de partilha de experiências sobre soluções sustentáveis para o desenvolvimento dos territórios.

A nível europeu, integram o Beacon vários municípios da Alemanha, Grécia, Polónia, República Checa e Roménia. Juntos, trabalham com o objetivo da identificação de medidas que contribuam mais e melhor para a estabilidade do clima e para a construção de cidades sustentáveis, bem como para a criação de projetos comuns que visem o desenvolvimento sustentável.