Este plano integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa e é cofinanciado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e envolve diretamente os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas procura conhecer, de forma mais aprofundada, o fenómeno das alterações climáticas a nível local e metropolitano, identificando as principais opções e medidas necessárias para a adaptação das infraestruturas e dos equipamentos aos cenários futuros de alterações e fenómenos climáticos extremos.

A iniciativa, a dinamizar até dezembro de 2019, visa ainda promover a integração da adaptação às alterações climáticas no planeamento intermunicipal e municipal, criando uma cultura de cooperação transversal aos vários setores e atores socioeconómicos da região e reforçando a prazo a resiliência territorial da Área Metropolitana de Lisboa.

O encontro, a realizar durante a manhã, conta com as participações do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, dos presidentes do Conselho Metropolitano de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e da presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Azevedo.

Participam ainda o 1.º secretário metropolitano, Carlos Humberto Carvalho, assim com eleitos e técnicos das câmaras municipais que integram a Área Metropolitana de Lisboa, entre os quais dos municípios de Setúbal, Almada, Cascais e Lisboa.