Duarte Caldeira, aluno do 10.º ano da Escola Secundária Sebastião da Gama, venceu o jogo “Produto” do 16.º Campeonato de Jogos Matemáticos, disputado em Aveiro

Duarte Caldeira, aluno do 10.º ano da Escola Secundária Sebastião da Gama, venceu o jogo “Produto” do 16.º Campeonato de Jogos Matemáticos, disputado em Aveiro com um total de 39 estudantes de sete estabelecimentos de ensino do concelho.


“O jogo tem alguma complexidade, exige alguma preparação e algum raciocínio estratégico. Muito dificilmente fica tudo decidido no início, muitas vezes é competitivo até ao final e pode dar muitas voltas”, disse Duarte Caldeira, 15 anos, adiantando que sempre se interessou por este tipo de atividades extracurriculares, porque proporcionam “novas experiências” e “ajudam a desenvolver outras habilidades”.

O estudante de Ciências e Tecnologias, que já tinha concorrido quando frequentava outra escola, explicou que o “Produto” é um dos três jogos disputados pelos alunos do ensino secundário no campeonato, cuja 16.ª edição decorreu em 24 de março em Aveiro, tendo a Câmara Municipal de Setúbal apoiado a deslocação das escolas.

O jogo, que se disputa num tabuleiro hexagonal, podendo jogar-se tanto as próprias peças como as do adversário, começa por uma fase de grupos com nove mesas de dez a 12 jogadores, passando o vencedor de cada uma à final, pelo que Duarte Caldeira estima que em “Produto” tenham participado entre 90 e 118 jogadores.

Apesar de não lidarem com números, estes jogos “acabam por ter algum raciocínio matemático envolvido” e Duarte Caldeira admitiu que, com este triunfo, além de um livro sobre os centros de Ciência Viva portugueses e outro sobre a história dos jogos matemáticos, incluindo o xadrez e as damas, ganhou “vontade de continuar a participar neste tipo de atividades”.

Além da Escola Secundária Sebastião da Gama, de Setúbal participaram também as escolas básicas Barbosa du Bocage, Luísa Todi e da Bela Vista, as escolas secundárias D. Manuel Martins e de Bocage e o Colégio do Centeio.

Três outros alunos de Setúbal passaram às finais dos respetivos jogos, nomeadamente Joana Alves e Guilherme Rodrigues da Escola Secundária de Bocage, nos jogos “Dominório” e “Produto”, respetivamente, e Melis Luís, do Colégio do Centeio, no jogo “Rastros”, do 2.º ciclo.