Programa Escola Azul | atividades com alunos

Setúbal é um dos principais aderentes a nível nacional do programa Escola Azul, de desenvolvimento da literacia dos oceanos em crianças e jovens, ao registar mais quatro mil alunos envolvidos.


Setúbal, que se associou ao programa promovido pelo Ministério do Mar em 2020, tem inscritos os agrupamentos Luísa Todi, Sebastião da Gama e Ordem de Sant’Iago, a Escola Secundária D. Manuel Martins e dois estabelecimentos de ensino privado, o Colégio São Filipe e a Escola Primária Santa Ana.

Com este envolvimento, participam diretamente no programa 4133 alunos do concelho, uma das maiores representações no contexto global do país.

Este programa educativo, posto em prática pela Direção-Geral de Política do Mar, com a parceria próxima, a nível local, da Câmara Municipal de Setúbal, tem como principal objetivo criar gerações mais responsáveis e participativas que contribuam para a sustentabilidade dos oceanos.

A Escola Azul distingue estabelecimentos de ensino que trabalham temas relacionados com o mar, com a finalidade de gerar uma comunidade de literacia do oceano, de forma a aproximar escolas, professores, alunos, setor do mar, municípios e universidades, entre outras entidades com papel ativo na educação marinha.

O Grupo de Trabalho Escola Azul ativo no concelho de Setúbal desde 2020 aproxima o programa à comunidade escolar local, dinamizando uma estratégia comum e acompanhando o desenvolvendo projetos escolares no âmbito da iniciativa.

A Câmara Municipal faculta apoio logístico e financeiro às escolas para a concretização dos respetivos planos de atividades, que, adaptados à realidade local, respondam às necessidades apontadas pela coordenação nacional do programa.

Para o presente ano letivo, estão planeadas ações destinadas a uma campanha publicitária e exposição para a consciencialização de literacia do oceano, assim como a realização de um cordão humano a 19 de maio, data reservada para a Comemoração do Dia Escola Azul.

Em paralelo, ainda para o ano letivo 2021/2022, tem lugar o Encontro Escola Azul e continuam a realizar-se visitas a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, para promoção da importância do Parque Marinho Luiz Saldanha.

Nas edições anteriores do programa, Setúbal concretizou, entre outras ações, a pintura, em escolas, de murais em grande escala dedicados às temáticas da preservação dos oceanos e alterações climáticas e promoveu visitas de estudo a empresas produtoras de sumos.

Nestas deslocações foram partilhados esforços desenvolvidos no âmbito da redução do uso de plástico nas embalagens, nomeadamente com a adoção de palhinhas de papel, medida que fez com que muitos alunos enviassem cartas a outras empresas com propostas de implementação de medidas semelhantes.

O projeto Kids Dive também teve origem no plano de atividades que tem sido dinamizado em torno da Escola Azul, com crianças e jovens dos 8 aos 17 anos de a interagirem com biólogos marinhos, divulgadores de ciência e instrutores de mergulho em ações como mergulho em piscina, workshops, visitas guiadas e saídas de campo.

Com este tipo de medidas, o programa Escola Azul pretende trabalhar a temática do Oceano junto dos mais novos de um modo estruturado e interdisciplinar, sem se restringir ao contexto da sala de aula e com consequências positivas ao nível social.

Este programa educativo, que desde janeiro conta com o alto patrocínio do Presidente da República, segue as orientações da Estratégia Nacional para o Mar e da Estratégia Nacional para a Educação de Cidadania.