Setúbal, Cidade Educadora | Sessão com alunos da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, encontrou-se no dia 11 de manhã com estudantes de 12.º ano da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, para debate de questões de interesse para o estabelecimento de ensino e do concelho.


O encontro, realizado na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, decorreu no âmbito do projeto de participação cidadã municipal “Setúbal, Cidade Educadora”, para envolvimento dos alunos na tomada de decisão de assuntos relativos à comunidade escolar e possibilitar que venham a ser interventivos e comprometidos enquanto cidadãos.

Desde a necessidade de instalação de mais equipamentos de apoio a bicicletas à porta da escola à realização de melhorias em parques da cidade e no serviço de transporte público de passageiros, foram várias as questões levadas diretamente à autarca pelos 16 jovens, com idades dos 16 aos 18 anos.

No final, Carla Guerreiro sublinhou que os jovens e adolescentes devem participar na gestão municipal, assinalando que eles são o futuro.

“Hoje, estes alunos experimentaram o verdadeiro modelo de participação cidadã. É muito importante, cada vez mais, aproximarmos aquilo que são as necessidades dos jovens àquilo que é a gestão municipal. De certa forma, eles são o futuro da cidade. Os futuros eleitos, futuros pais, futuros trabalhadores.”

Depois de mais de duas horas de partilhas, a vice-presidente Carla Guerreiro reiterou a importância de ouvir os mais novos.

“Estes alunos frequentam o 12.º ano de escolaridade. Já têm ideias muito interessantes em relação à organização de uma cidade. Trouxeram as suas próprias ideias para Setúbal. Vamos analisar algumas dessas propostas. É muito importante ouvir os jovens”, vincou. “É muito interessante vocês trazerem soluções e não apenas queixas. Vou agora levar a cada serviço o que vocês apontaram.”

A sessão, organizada pelo município em parceria com o Instituto das Comunidades Educativas, no contexto do projeto de participação cidadã “Setúbal, Cidade Educadora”, foi antecedida de uma visita guiada aos Paços do Concelho, na qual a comitiva escolar teve a oportunidade de conhecer alguns dos serviços da Câmara Municipal e áreas menos acessíveis ao público, como a Sala de Reuniões da Presidência.

Em breves explicações em cada um dos serviços, o técnico municipal José Luís Catalão começou por lembrar que até ao século XVI a sede da Câmara Municipal esteve instalada num edifício no Largo Dr. Francisco Soveral, antigo Largo da Ribeira Velha.

O grupo teve oportunidade de visitar os serviços de atendimento e gestão documental, de património, de contabilidade e de compras, que funcionam no piso térreo dos Paços do Concelho.

Ainda no rés do chão, os participantes conheceram a Sala do Município, onde existe a lista de todos os presidentes de câmara, o brasão da cidade, algumas geminações e prémios recebidos, além de um quadro alusivo à elevação de Setúbal a cidade.

A Sala de Sessões, onde se realizam as reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal, o Salão Nobre e a varanda foram outros dos pontos de passagem.