Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas Luísa Todi

Cerca de mil alunos do Agrupamento de Escolas Luísa Todi (AELT) participaram, no dia 1 de março, num cortejo carnavalesco na EB Luísa Todi, sob a temática do Mar e dos Oceanos.


Os alunos das escolas EB Luísa Todi, EB n.º 6 Monte Belo, EB n.º 11 Humberto Delgado, EB Afonso Costa e EB n.º 4 Pinheirinhos mostraram os seus fatos e a sua folia numa curta marcha pelo bairro da Camarinha que teve início e fim na Escola Luísa Todi, onde a animação continuou com um DJ e a atuação do Grupo de Bombos daquela escola.

Peixes, tubarões, polvos, lulas, chocos, alforrecas, caranguejos, golfinhos, estrelas do mar e até criaturas marinhas como sereias, foram protagonistas do desfile de Carnaval, onde também não faltou a alusão a atividades ligadas ao mar, representadas por marinheiros, pescadores, varinas, mergulhadores e piratas.

Cartazes e faixas com mensagens como “Salvem o mar”, “Diz não às palhinhas”, “Deixa de usar cotonetes”, “Tudo tem o seu lugar e o das beatas de cigarro não é no mar”, entre outras, apelaram à adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis. De referir também que alguns dos fatos foram executados com aproveitamento de resíduos como sacos, tampas e garrafas de plástico usadas, restos de cartão e papel.

“Parabéns a todos os que tornaram esta festa possível, pais, encarregados de educação, professores, pessoal não docente e sobretudo aos alunos desta grande família que é o Agrupamento de Escolas Luísa Todi”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião que marcou presença no evento.

“A escola é Português e Matemática, mas também é festa e alegria”, salientou Nuno Costa, enaltecendo a perspetiva educativa adotada pelo AELT de complementar a teoria dada em sala de aula com atividades informais nas quais se abordam os assuntos de forma lúdica. “Aproveitaram esta iniciativa para abordar a educação ambiental e a preservação dos nossos recursos naturais, do nosso rio Sado e isso é muito positivo!”, revelou o autarca.