16° Parcialmente nublado
Seja Jardineiro Por Um Dia | Escolas

Cerca de quatrocentas crianças puseram mãos ao trabalho e ajudaram a transformar espaços devolutos de cinco escolas do concelho em pequenos jardins, entre os dias 25 de março e 3 de abril.


“Seja Jardineiro Por Um Dia!”, que integra a estratégia ambiental dinamizada pelo município no âmbito de Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde, contou com o envolvimento de quatro centenas de crianças de cinco escolas do ensino básico e pré-escolar em intervenções de embelezamento.

No total foram plantadas nove árvores e mais de 250 arbustos, a par da colocação de tela, estilha, sistemas de rega e restantes materiais necessários à construção de espaços verdes, com o apoio de técnicos da autarquia e das juntas de freguesia e de docentes.

As escolas básicas de Vendas de Azeitão, n.º 7 da Fonte do Lavra, dos Arcos, Alto da Guerra e n.º 1 do Faralhão foram os cinco estabelecimentos de ensino que participaram na ação de embelezamento entre os dias 25 de março e 3 de abril.

Além das plantações, esta edição do projeto de participação cidadã, à semelhança do ano passado, voltou a apostar numa sessão de sensibilização ambiental sobre a importância das árvores e das florestas, conduzida por técnicos dos departamentos de Ambiente e Atividades Económicas e de Educação e Saúde da Câmara Municipal.

A campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, que, até final de maio, apela os munícipes a pôr as mãos na terra e a ajudar a transformar espaços devolutos da cidade em jardins, continua com inscrições abertas através do telefone 265 548 400 ou do endereço eletrónico setubal.cidadeverde.rioazul@mun-setubal.pt.

As próximas ações da campanha municipal que pretende apoiar e reconhecer o importante papel da comunidade na criação de uma cidade mais verde realizam-se nos dias 13 e 27 de abril e 4 de maio, nas freguesias do Sado, de Azeitão e de São Sebastião, respetivamente.

No caso do Sado, a ação decorre no dia 13, às 09h30, no Jardim Sonho da Criança, na Rua da Saúde, em Santo Ovídeo. Os voluntários que queiram participar podem inscrever-se através do e-mail setubal.cidadeverde.rioazul@mun-setubal.pt.

No dia 16 de março, mais de quatro dezenas de moradores, incluindo crianças, e funcionários municipais ajudaram a criar espaços verdes num percurso pedonal da Quinta da Amizade, freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

A iniciativa integra a estratégia ambiental impulsionada pela Câmara Municipal no âmbito de Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde, lema no qual se harmoniza a vontade de ter uma baía saudável e sedutora, juntamente com uma malha urbana voltada para o Sado e cujo desenvolvimento seja ambientalmente sustentável.