O edifício e os vários serviços autárquicos a funcionar nos Paços do Concelho deixaram de ser segredo para os 19 alunos de uma turma do quarto ano da escola da Azeda, que aprenderam, por exemplo, para que serve a secção de contabilidade ou como funciona o atendimento ao público.

A Sala de Sessões, o Salão Nobre e o gabinete da presidente Maria das Dores Meira arrancaram, porém, os maiores suspiros de admiração do grupo visitante.

“Que grande!”, soltou a pequena Inês Pereira ao dar os primeiros passos na Sala de Sessões, onde a turma teve oportunidade de simular uma reunião da Assembleia Municipal.

Já no Salão Nobre dos Paços do Concelho a lição centrou-se mais na história do concelho, com todos os olhos e ouvidos centrados no Tríptico dos Ilustres Setubalenses, composição de três quadros da autoria de Luciano dos Santos onde estão representadas grandes figuras nascidas em Setúbal ou que fizeram da cidade a terra de adoção.

A visita, organizada pela Câmara Municipal, no contexto da oferta educativa do Museu do Trabalho Michel Giacometti, e realizada pelo estabelecimento de ensino da Azeda no âmbito da oferta complementar do Agrupamento Vertical de Escola de Aranguez de “Educação para a Cidadania”, terminou com uma pequena sessão de esclarecimento de dúvidas.

Muitas das perguntas foram esclarecidas, como o porquê de não poder haver dois presidentes de câmara, mas outras ficaram com os pontos de interrogação em suspenso, devido à dificuldade em se explicar, por exemplo, porque se chama “câmara municipal” à entidade que gere os destinos do concelho.