As crianças do pré-escolar e 1.º ciclo ajudaram os jardineiros municipais a plantar duas oliveiras e uma centena de alecrins em espaços exteriores do estabelecimento de ensino, numa ação que contou com a presença da vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro.

Após a intervenção, os cerca de quarenta alunos do ensino básico assistiram a uma sessão de sensibilização conduzida por técnicos municipais sobre a importância das árvores e da floresta.

A campanha lançada pela Câmara Municipal de Setúbal, desenvolvida no âmbito do programa “Rio Azul, Cidade Verde”, contempla, durante a semana, a realização de ações de requalificação do espaço verde de escolas de todas as freguesias do concelho, com o envolvimento dos alunos.

Depois da EB da Gâmbia, da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, há intervenções no dia 11 na EB da Azeda, S. Sebastião, no dia 12 na EB de S. Gabriel, União das Freguesias de Setúbal e, depois, a 16 na EB da Brejoeira, freguesia de Azeitão, e a 17 na EB n.º 3 do Faralhão, freguesia do Sado.

Antes, noutra ação, a realizar no dia 13, há arranjos de exterior na Avenida António Sérgio, da Escola Secundária D. Manuel Martins, S. Sebastião.

Além das escolas, a ação “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, no âmbito do programa “Rio Azul, Cidade Verde”, contempla intervenções de transformação de espaços devolutos da cidade em pequenos jardins, no próximo fim de semana.

Nesta primeira edição foram identificados quinze locais, um pouco por todo o concelho, que vão ser requalificados pelos munícipes que se inscreveram na ação.