Rua Álvaro Félix | cerimónia de inauguração

A Câmara Municipal homenageou na tarde de dia 8, a título póstumo, o ator setubalense Álvaro Félix com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade.


O novo topónimo localiza-se numa via criada recentemente, entre as avenidas dos Ciprestes e Paula Costa, num dos limites do Parque Urbano da Várzea, uma futura área de lazer da cidade.

A presidente do município, Maria das Dores Meira, destacou Álvaro Félix como “um grande trabalhador” e “um homem feliz, de opiniões e de ideias que sempre defendeu”.

A autarca realçou a justiça da homenagem, porque perpetua a memória de um homem “que tanto amou a cidade” de Setúbal, encarnando-a em diversos papéis.

“Agora podemos ter a felicidade de dizer que quem procura entrar na nossa cidade pode virar na Rua Álvaro Félix para chegar ao seu destino. E quando nos perguntarem quem foi o Álvaro responderemos, com um sorriso, que foi um homem feliz e foi, acima de tudo, Setúbal em pessoa.”

Álvaro Félix, nascido em 1950 e falecido em 2013, sempre esteve ligado às artes do palco.

A estreia aconteceu antes do 25 de Abril de 1974 no extinto grupo de teatro amador Sobe e Desce.

Na pele de ator percorreu praticamente todos os grupos teatrais setubalenses, como A Teia, Presença, Grupo de Teatro Fontenova, Capricho Setubalense e Teatro Animação de Setúbal, neste caso ao longo de quase duas décadas.

Álvaro Félix participou em séries televisivas como o “Inspetor Max” e o “Médico de Família”, criou o Contracena, dedicado ao teatro infantil, e encarnou a figura de Bocage em diversas ocasiões.

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica estiveram ainda presentes vereadores e deputados municipais, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, bem como representantes da família do homenageado.