13° Parcialmente nublado
Setúbal Custom Weekend - conferência de imprensa - 2019

O espírito motard deixa marcas, nos dias 28 e 29, na Praia da Saúde, com a quinta edição do Setúbal Custom Weekend, evento que recebe uma centena de expositores e já adjetivou da cidade sadina de “Capital da Customização”.


O certame, considerado evento de referência na Península Ibérica no segmento da personalização de motas, foi apresentado no dia 13 na Casa da Baía, num encontro em que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, salientou “a perseverança e a capacidade da organização”, que vai agora para a quinta edição.

“É com todo o prazer que apoiamos esta iniciativa que traz à nossa cidade gente de variadíssimos lugares”, referiu a autarca, que sublinhou, ainda, o espírito empreendedor do grupo organizador, os Harley Riders Setúbal, atitude que reflete a própria estratégia municipal. “Acreditamos que, mais do que ser a autarquia a realizar iniciativas, devem ser as nossas associações e aqueles que querem fazer algo mais por Setúbal a criar estes momentos especiais.”

O Setúbal Custom Weekend realiza-se no último fim de semana de setembro, numa edição semelhante às anteriores, “mas maior e melhorada, dando resposta aquilo que tem vindo a ser solicitado ao longo das edições anteriores”, explicou Marco Oliveira, dos Harley Riders Setúbal.

Nesta edição, o evento realiza-se entre 27 e 29 de setembro, sendo o dia 27, sexta-feira, reservado apenas a expositores, convidados e comunicação social.

Dia 28, o certame abre as portas a todo o público, entre as 10h00 e as 22h00, e, dia 29, das 10h00 e às 16h00, sempre de entrada gratuita.

Além do acesso ao trabalho de centenas de especialistas em customização de motas, onde se destaca uma forte presença da icónica marca Harley-Davidson, principal patrocinadora do evento, uma das novidades da edição e 2019 é a atribuição de uma viagem para duas pessoas aos Estados Unidos, com passeio pela mítica Route 66 e uma visita ao museu da famosa marca de Milwaukee.

O concurso “Os Harleys Riders levam-te à Route 66” decorre na página de Facebook do grupo Harley Riders Setúbal, em  https://www.facebook.com/HarleyRidersSetubal/, e vai premiar a redação mais criativa apresentada ao júri da prova.

A edição deste ano inclui ainda um “Custom Invitational”, competição na qual onze construtores nacionais foram desafiados a apresentar um projeto de construção e customização de uma mota.

Do leque das novidades deste ano está o aumento do número de expositores participantes no certame para cerca de uma centena, bem como o aumento do número de motos e carros expostos.

Em destaque estão igualmente as tertúlias e os workshops durante os dois dias, bem como a oferta musical, com várias atuações e o concurso Back Yard Builders, para construtores amadores.

À semelhança do ano passado, mantém-se o apoio solidário à Associação Careca Power, de auxílio a doentes e sobreviventes de cancro da mama, através da venda de uma brochura, cujo valor reverterá para a associação.

O Setúbal Custom Weekend, organizado pela Harleys Riders Setúbal, conta com vários apoios, incluindo da Câmara Municipal de Setúbal, e com o patrocínio principal da Harley-Davidson American Motorcycles.

Como já vem sendo habitual, a Harley-Davidson escolhe o evento de Setúbal para apresentar oficialmente em Portugal os modelos do ano seguinte, no caso, de 2020, permitindo aos visitantes a realização de test rides, anunciou o representante da marca em Portugal, Manuel Olaio.

Esta edição inclui ainda o habitual passeio de moto pela região, uma zona de diversão para crianças e vários pontos de street food.

A complementar os vários gostos que preenchem a subcultura urbana associada à personalização de motas, estão também presentes stands para cortes de cabelo, tatuagens, artes gráficas e artesanato em metal e pele. Tudo com o barulho de fundo das motas sonoras e alteradas consoante a lei e o gosto de cada proprietário.

As preocupações ambientais são tidas em conta durante o fim de semana em que decorre o certame, com a venda de um copo reutilizável, com o custo de um euro, sendo proibida a utilização de copos descartáveis.

Mais informações sobre o Setúbal Custom Weekend, que na edição do ano passado levou mais de 40 mil pessoas à Praia da Saúde, podem ser obtidas pelo endereço harleyriders.setubal@gmail.com ou pelo número 962 349 782.