Janeiras | Grupo Coral Alentejano amigos do Independente

O Auditório Germano dos Santos Madeira recebeu, na tarde de 6 de janeiro, o Grupo Coral Alentejano Amigos do Independente que entoou as Janeiras, dando as boas-vindas ao novo ano e cumprindo mais uma vez a tradição do evento na Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS).


Cerca de 70 pessoas preencheram o Auditório Germano dos Santos Madeira para assistir à tradicional atuação do Grupo Coral Alentejano Amigos do Independente, que cantou as janeiras com pronúncia alentejana.

“É um privilégio, uma honra e uma felicidade muito grande receber-vos nesta casa, que é a vossa casa!”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, perante os fregueses e o grupo coral, ao qual agradeceu a disponibilidade para atuar novamente, tal como tem feito nos últimos anos.

Nuno Costa manifestou o desejo do executivo da JFSS de que esta iniciativa tenha continuidade, “porque é muito mais do que aquilo que aparenta”, dado ser “uma forma de preservar a nossa memória coletiva, a cultura e a história do nosso país”, considerou o autarca.

Em nome do Grupo Coral, Possidónio Chitas, congratulou a JFSS por continuar a apostar neste evento, incluindo-o no seu programa de atividades e enalteceu o reconhecimento do Cante Alentejano como Património Mundial Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO, facto que “trouxe de novo aos salões as modas [cantares] que estavam esquecidas”.

Os “Amigos do Independente” brindaram o público com três modas: “As Janeiras”, “O Menino” e “Camponesa Alentejana”. O encontro, que terminou com a oferta de um moscatel de honra e bolo-rei, tal como manda a tradição, serviu também para o executivo dar as boas-vindas ao novo ano e desejar à população “um bom ano 2020, na nossa companhia”.